Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51685
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | FREITAS, Erika Maria Silva | - |
dc.contributor.author | AMARAL, Henllayane Nathani de Amorim | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-31T12:31:41Z | - |
dc.date.available | 2023-07-31T12:31:41Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-13 | - |
dc.date.submitted | 2023-07-31 | - |
dc.identifier.citation | . | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51685 | - |
dc.description.abstract | A biologia é caracterizada por ser uma disciplina que aborda conteúdos complexos e apresenta uma certa dificuldade no ensino e aprendizagem de alguns conteúdos como a Embriologia Humana, devido à complexidade dos processos, que ocorrem à vista desarmada. As rápidas mudanças morfológicas e estruturas microscópicas durante o desenvolvimento embrionário exigem dos estudantes uma grande capacidade de abstração para associar a teoria e a prática. Além disso, existem também muitos obstáculos ao abordar esse tema de uma forma aprofundada e interativa por parte dos professores. Como uma alternativa para esses problemas, pesquisas apontam que a utilização de modelos didáticos tridimensionais que reproduzem as fases do desenvolvimento embrionário humano pode contribuir significativamente para a construção do conhecimento, principalmente quando aliados a uma metodologia adequada. O presente estudo propõe uma sequência didática para o ensino da Embriologia Humana no ensino médio que inclui o uso de modelos didáticos tridimensionais associados à Taxonomia de Bloom para organizar o conteúdo e definir os objetivos de aprendizagem em níveis hierárquicos com finalidade de promover uma aprendizagem significativa. Para isso, após uma análise de trabalhos científicos que utilizam modelos didáticos tridimensionais no ensino da Embriologia Humana foi sugerida uma sequência didática composta por oito aulas de duração de 50 minutos para estudantes do segundo ano do Ensino Médio, abordando o início do desenvolvimento embrionário humano com a finalidade facilitar o método de ensino do professor bem como a compreensão do conteúdo pelos estudantes. Espera-se que a metodologia proposta nesta pesquisa possa auxiliar os professores de Biologia e transforme o ensino da Embriologia Humana, tornando-o mais eficiente e atrativo para o estudante, estimulando a aprendizagem significativa. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.format.extent | 53 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Biologia - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
dc.title | O uso de modelos didáticos tridimensionais para o ensino da embriologia humana: proposta de uma sequência didática a partir da Taxonomia de Bloom | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6558845922911768 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Biology is characterized as a discipline that deals with complex contents and presents a certain difficulty in teaching and learning some contents such as Human Embryology, due to the complexity of the processes, which occur with naked eyes. The rapid morphological changes and microscopic structures during embryonic development require students to have a great capacity for abstraction to combine theory and practice. Furthermore, there are also many obstacles to approaching this topic in an in-depth and interactive way by teachers. As an alternative to these problems, researches show that the use of three-dimensional didactic models that reproduce the stages of human embryonic development can significantly contribute to the construction of knowledge, especially when combined with an adequate methodology. This study proposes a didactic sequence for teaching Human Embryology in high school that includes the use of three-dimensional didactic models associated with Bloom's Taxonomy to organize content and define learning objectives at hierarchical levels in order to promote meaningful learning. For this, after an analysis of scientific works that use three-dimensional didactic models in the teaching of Human Embryology, a didactic sequence consisting of eight classes lasting 50 minutes for second-year high school students was suggested, addressing the beginning of human embryonic development with the purpose is to facilitate the teacher's teaching method as well as the understanding of the content by the students. It is expected that the methodology proposed in this research can help Biology professors and transform the teaching of Human Embryology, making it more efficient and attractive for the student, stimulating meaningful learning. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Amaral, Henllayane Nathani de Amorim.pdf | 1,48 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons