Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51656

Compartilhe esta página

Título: O ensino da Biologia por metodologias ativas : construindo um manual para investigar a interação entre plantas e polinizadores através da produção de exsicatas
Autor(es): PAULA, José Ivyrson de
Palavras-chave: Biologia - estudo e ensino; Ensino de ciências; Sequência didática; Métodos ativos
Data do documento: 16-Ago-2022
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: PAULA, José Ivyrson de. O ensino da Biologia por metodologias ativas: construindo um manual para investigar a interação entre plantas e polinizadores através da produção de exsicatas. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022.
Abstract: Atualmente, ensinar Biologia requer uma inovação dos professores no desenvolvimento de metodologias que promovam o protagonismo estudantil no processo de ensino-aprendizagem. Nessa perspectiva surgem as Metodologias Ativas, a investigação e a mediação do professor, instigador dessa dinâmica. Diante disso, um dos temas do currículo de Biologia, com mais indagações, é a evolução das espécies, portanto, estudar a interação entre os dois grupos com maior abundância dos seres vivos, as plantas angiospermas, e os animais polinizadores, utilizando-se de exsicatas, produzidas com exemplares coletados na EREM Pastor José Florêncio Rodrigues, no Cabo de Santo Agostinho-PE, através de uma Sequência Didática Investigativa, torna a descoberta mais rica de significados para a vida de cada educando. Sendo assim, operacionalizando esse estudo, realizou-se uma pesquisa-ação quanti-qualitativa de natureza aplicada numa disciplina eletiva. Deste modo, obtemos resultados satisfatórios que envolveram a construção de conceitos e habilidades, através da leitura de textos, quadros de palavras e da cultura maker na produção do produto a ser apresentado à comunidade escolar. Foram citados sete grupos de polinizadores em consonância com os textos lidos e 12 espécimes de plantas foram observados e coletados. Filmes como Tinker Bell e Bee Movie foram abordados pelos discentes para exemplificar os seus conhecimentos prévios. Utilizou-se das tecnologias digitais para colher dados da pesquisa. Os conceitos foram assimilados, assim como o sentimento de pertença, cuidado e preservação da natureza e do patrimônio ecológico escolar. Ainda, como produto, elaboramos um manual para que professores apliquem essa sequência e um herbário didático com exsicatas da própria escola.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51656
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO José Ivyrson de Paula.pdf3,61 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons