Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51656

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorNADIA, Tarcila Correia de Lima-
dc.contributor.authorPAULA, José Ivyrson de-
dc.date.accessioned2023-07-27T12:12:00Z-
dc.date.available2023-07-27T12:12:00Z-
dc.date.issued2022-08-16-
dc.identifier.citationPAULA, José Ivyrson de. O ensino da Biologia por metodologias ativas: construindo um manual para investigar a interação entre plantas e polinizadores através da produção de exsicatas. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51656-
dc.description.abstractAtualmente, ensinar Biologia requer uma inovação dos professores no desenvolvimento de metodologias que promovam o protagonismo estudantil no processo de ensino-aprendizagem. Nessa perspectiva surgem as Metodologias Ativas, a investigação e a mediação do professor, instigador dessa dinâmica. Diante disso, um dos temas do currículo de Biologia, com mais indagações, é a evolução das espécies, portanto, estudar a interação entre os dois grupos com maior abundância dos seres vivos, as plantas angiospermas, e os animais polinizadores, utilizando-se de exsicatas, produzidas com exemplares coletados na EREM Pastor José Florêncio Rodrigues, no Cabo de Santo Agostinho-PE, através de uma Sequência Didática Investigativa, torna a descoberta mais rica de significados para a vida de cada educando. Sendo assim, operacionalizando esse estudo, realizou-se uma pesquisa-ação quanti-qualitativa de natureza aplicada numa disciplina eletiva. Deste modo, obtemos resultados satisfatórios que envolveram a construção de conceitos e habilidades, através da leitura de textos, quadros de palavras e da cultura maker na produção do produto a ser apresentado à comunidade escolar. Foram citados sete grupos de polinizadores em consonância com os textos lidos e 12 espécimes de plantas foram observados e coletados. Filmes como Tinker Bell e Bee Movie foram abordados pelos discentes para exemplificar os seus conhecimentos prévios. Utilizou-se das tecnologias digitais para colher dados da pesquisa. Os conceitos foram assimilados, assim como o sentimento de pertença, cuidado e preservação da natureza e do patrimônio ecológico escolar. Ainda, como produto, elaboramos um manual para que professores apliquem essa sequência e um herbário didático com exsicatas da própria escola.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBiologia - estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectMétodos ativospt_BR
dc.titleO ensino da Biologia por metodologias ativas : construindo um manual para investigar a interação entre plantas e polinizadores através da produção de exsicataspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6996019261304901pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8146147662720451pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO)pt_BR
dc.description.abstractxIn contemporary times, teaching Biology requires innovation from teachers in the development of methodologies that promote student protagonism in the teaching-learning process. From this perspective, the Active Methodologies, the investigation, and the teacher's mediation appear, instigator of this dynamic. Therefore, one of the topics in the Biology curriculum with more questions is the evolution of species, hence, studying the interaction between the two groups with the greatest abundance of living beings, angiosperm plants, and pollinating animals, using exsiccates produced with specimens collected at EREM Pastor José Florêncio Rodrigues, in Cabo de Santo Agostinho-PE, through an Investigative Didactic Sequence, makes the discovery richer of meanings for the life of each student. Thus, operationalizing this study, a quantitative- qualitative action-research of an applied nature was carried out in an elective course. And, in this way, we obtained satisfactory results that involved the construction of concepts and skills, through the reading of texts, word boards, and the maker culture in the production of the product to be presented to the School Community. In the meantime, seven groups of pollinators were cited in line with the texts read, and 12 plant specimens were observed and collected. So, films like Tinker Bell and Bee Movie were approached by the students to exemplify their previous knowledge. In addition, digital technologies were used to collect research data. Thereby, the concepts were assimilated, as well as the feeling of belonging, care, and preservation of nature and the school's ecological heritage. Also, as a product, we developed a manual for teachers to apply this sequence and a didactic herbarium with exsiccates from the school community itself.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO José Ivyrson de Paula.pdf3,61 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons