Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51634
Compartilhe esta página
Título: | A dança, quadrilha junina recriada, como estratégia didática para o ensino de fisiologia do sistema endócrino |
Autor(es): | SANTOS, Mariana Xavier dos |
Palavras-chave: | Dança; Biologia - estudo e ensino; Métodos ativos |
Data do documento: | 23-Ago-2022 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | SANTOS, Mariana Xavier dos. A dança, quadrilha junina recriada, como estratégia didática para o ensino de fisiologia do sistema endócrino. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022. |
Abstract: | O estudo do sistema endócrino é inquietante e riquíssimo em detalhes. Está relacionado a muitos aspectos da vida cotidiana, tornando-se deveras importante e necessário o estudo para melhor entendimento. Porém, é um sistema de difícil compreensão devido ao fato de se correlacionar com vários outros eixos temáticos da biologia, em especial o sistema nervoso. Além de se associar com outras ciências, como a Bioquímica por exemplo. Ademais, é um conteúdo extenso, o que adiciona certa dificuldade ao seu aprofundamento em sala de aula. Portanto, necessitando de certa dose de abstração para a sua adequada apreensão. Esta pesquisa qualitativa quanto à abordagem e de natureza exploratória e descritiva, pois relata uma intervenção didática e examina um tema pouco estudado que é a dança, estratégia didática, como instrumento mediador para o ensino de biologia, propôs uma Sequência Didática instigante conexa ao Ensino por Investigação. Para tanto, os discentes investigaram o sistema endócrino humano, seus hormônios, funções, ações, células alvo, disfunções hormonais e neurotransmissores. Como também a relação deles com suas vivências diárias. Finalmente, estudaram maneiras de representar o funcionamento desse sistema, mecanismo de ação e receptores em uma dança. Para representar os saberes reestruturados pelos estudantes, construíram um roteiro de quadrilha junina recriada de modo que cada música escolhida e coreografia elaborada demonstraram, simbolicamente, algum aspecto do sistema endócrino. Após alguns ensaios e produção de cenário e adereços que auxiliaram na simbolização, a quadrilha junina foi apresentada à comunidade escolar. Como resultado da aplicação da Sequência Didática Investigativa, concluiu-se que as estratégias didáticas puderam favorecer o processo de estruturação e aprofundamento do conhecimento dos estudantes e do professor como seu mediador, fomentou o protagonismo juvenil, a alfabetização científica, conseguiram trabalhar com pesquisa com o rigor das ciências, expressaram bom entrosamento no trabalho em equipe, criatividade, estudo da cultura nordestina e de sua arte. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51634 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Mariana Xavier dos Santos.pdf | 4,25 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons