Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51634

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorFALCÃO, Emerson Peter da Silva-
dc.contributor.authorSANTOS, Mariana Xavier dos-
dc.date.accessioned2023-07-26T12:40:15Z-
dc.date.available2023-07-26T12:40:15Z-
dc.date.issued2022-08-23-
dc.identifier.citationSANTOS, Mariana Xavier dos. A dança, quadrilha junina recriada, como estratégia didática para o ensino de fisiologia do sistema endócrino. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51634-
dc.description.abstractO estudo do sistema endócrino é inquietante e riquíssimo em detalhes. Está relacionado a muitos aspectos da vida cotidiana, tornando-se deveras importante e necessário o estudo para melhor entendimento. Porém, é um sistema de difícil compreensão devido ao fato de se correlacionar com vários outros eixos temáticos da biologia, em especial o sistema nervoso. Além de se associar com outras ciências, como a Bioquímica por exemplo. Ademais, é um conteúdo extenso, o que adiciona certa dificuldade ao seu aprofundamento em sala de aula. Portanto, necessitando de certa dose de abstração para a sua adequada apreensão. Esta pesquisa qualitativa quanto à abordagem e de natureza exploratória e descritiva, pois relata uma intervenção didática e examina um tema pouco estudado que é a dança, estratégia didática, como instrumento mediador para o ensino de biologia, propôs uma Sequência Didática instigante conexa ao Ensino por Investigação. Para tanto, os discentes investigaram o sistema endócrino humano, seus hormônios, funções, ações, células alvo, disfunções hormonais e neurotransmissores. Como também a relação deles com suas vivências diárias. Finalmente, estudaram maneiras de representar o funcionamento desse sistema, mecanismo de ação e receptores em uma dança. Para representar os saberes reestruturados pelos estudantes, construíram um roteiro de quadrilha junina recriada de modo que cada música escolhida e coreografia elaborada demonstraram, simbolicamente, algum aspecto do sistema endócrino. Após alguns ensaios e produção de cenário e adereços que auxiliaram na simbolização, a quadrilha junina foi apresentada à comunidade escolar. Como resultado da aplicação da Sequência Didática Investigativa, concluiu-se que as estratégias didáticas puderam favorecer o processo de estruturação e aprofundamento do conhecimento dos estudantes e do professor como seu mediador, fomentou o protagonismo juvenil, a alfabetização científica, conseguiram trabalhar com pesquisa com o rigor das ciências, expressaram bom entrosamento no trabalho em equipe, criatividade, estudo da cultura nordestina e de sua arte.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectBiologia - estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMétodos ativospt_BR
dc.titleA dança, quadrilha junina recriada, como estratégia didática para o ensino de fisiologia do sistema endócrinopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coHELEGDA, Lara Colognese-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5630631631613996pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2483568413344959pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO)pt_BR
dc.description.abstractxThe study of the endocrine system is unsettling and rich in detail. It is related to many aspects of daily life, making it very important and necessary to study for a better understanding. However, it’s a system that is difficult to understand due to the fact that it correlates with several other thematic axes of biology, especially the nervous system. In addition to associating with other sciences, such as Biochemistry for example. In addition, it’s an extensive content, which adds some difficulty to its deepening in the classroom. Therefore, requiring a certain amount of abstraction for its proper apprehension. This qualitative research in terms of approach and exploratory and descriptive in nature, as it reports a didactic intervention and examines a little studied topic that is dance, a didactic strategy, as a mediating instrument for the teaching of biology, proposed an instigating Didactic Sequence connected to Teaching by Investigation. Therefore, the students investigated the human endocrine system, its hormones, functions, actions, target cells, hormonal dysfunctions and neurotransmitters . As well as their relationship with their daily experiences. Finally, they studied ways to represent the functioning of this system, mechanism of action and receptors in a dance. To represent the knowledge restructured by the students, they built a script of “quadrilha junina” recreated so that each song chosen and choreography elaborated symbolically demonstrated some aspect of the endocrine system. After some rehearsals and production of scenery and props that helped in the symbolization, the “quadrilha junina” was presented to the school community. A result of the application of the Investigative Didactic Sequence, it was concluded that the didactic strategies were able to favor the process of structuring and deepening the knowledge of students and the teacher as their mediator, fostered youth protagonism, scientific literacy, managed to work with research with the rigor of sciences, expressed good rapport in teamwork, creativity, study of Northeastern culture and its art.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/3249757137030995pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Mariana Xavier dos Santos.pdf4,25 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons