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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51541

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Título: Benefícios da natação em crianças e adolescentes com transtornos do espectro autista: uma revisão narrativa
Autor(es): SILVA JUNIOR, Flavio Gomes da
Palavras-chave: adolescentes; natação; crianças; fisioterapia aquática; autismo
Data do documento: 16-Nov-2022
Citação: SILVA JUNIOR, Flavio Gomes da.Benefícios da natação em crianças e adolescentes com transtornos do espectro autista: uma revisão narrativa. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5) são classificados por sintomas características únicas de prejuízos com intensidades que vão de leve a grave nos domínios de comunicação social e de comportamentos restritivos e repetitivos em vez de constituir transtornos distintos. Dentre as diferentes estratégias multidisciplinares de intervenções com autistas, com enfoque especial para os profissionais da educação física, pode-se destacar as atividades aquáticas que demonstram melhorar aspectos psicomotores e psicossociais. O objetivo deste presente estudo foi realizar uma revisão narrativa e foi buscado referências bibliográficas relacionadas ao TEA e aos efeitos que as atividades aquáticas trazem consigo. A análise dos artigos científicos encontrados nas bases de dados PubMed, Scielo e Google Acadêmico, entre o período de 2010 a 2022, visam discutir os efeitos da natação nos aspectos motores, cognitivos e comportamentais. Sendo escolhido, após toda busca e análise, 4 artigos de intervenção com base nos efeitos da atividade aquática para crianças e adolescentes com TEA. Os resultados mencionados nos estudos corroboram que a natação apresenta um resultado positivo, sendo benéfica sua prática, pois proporciona efeitos terapêuticos, aprimoram os aspectos psicomotores e psicossociais, quando praticada de forma lúdica, sua aceitação se torna mais prazerosa para os indivíduos com Transtornos do Espectro Autista. Palavras-chave: Crianças, Adolescentes, Natação, Fisioterapia aquática, Autismo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51541
Aparece nas coleções:(TCC) - Educação Física (Bacharelado)

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