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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorGONDIM, Denis Foster-
dc.contributor.authorSILVA JUNIOR, Flavio Gomes da-
dc.date.accessioned2023-07-20T12:11:27Z-
dc.date.available2023-07-20T12:11:27Z-
dc.date.issued2022-11-16-
dc.date.submitted2023-07-19-
dc.identifier.citationSILVA JUNIOR, Flavio Gomes da.Benefícios da natação em crianças e adolescentes com transtornos do espectro autista: uma revisão narrativa. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51541-
dc.description.abstractO Transtorno do Espectro Autista (TEA) segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5) são classificados por sintomas características únicas de prejuízos com intensidades que vão de leve a grave nos domínios de comunicação social e de comportamentos restritivos e repetitivos em vez de constituir transtornos distintos. Dentre as diferentes estratégias multidisciplinares de intervenções com autistas, com enfoque especial para os profissionais da educação física, pode-se destacar as atividades aquáticas que demonstram melhorar aspectos psicomotores e psicossociais. O objetivo deste presente estudo foi realizar uma revisão narrativa e foi buscado referências bibliográficas relacionadas ao TEA e aos efeitos que as atividades aquáticas trazem consigo. A análise dos artigos científicos encontrados nas bases de dados PubMed, Scielo e Google Acadêmico, entre o período de 2010 a 2022, visam discutir os efeitos da natação nos aspectos motores, cognitivos e comportamentais. Sendo escolhido, após toda busca e análise, 4 artigos de intervenção com base nos efeitos da atividade aquática para crianças e adolescentes com TEA. Os resultados mencionados nos estudos corroboram que a natação apresenta um resultado positivo, sendo benéfica sua prática, pois proporciona efeitos terapêuticos, aprimoram os aspectos psicomotores e psicossociais, quando praticada de forma lúdica, sua aceitação se torna mais prazerosa para os indivíduos com Transtornos do Espectro Autista. Palavras-chave: Crianças, Adolescentes, Natação, Fisioterapia aquática, Autismo.pt_BR
dc.format.extent31p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectadolescentespt_BR
dc.subjectnataçãopt_BR
dc.subjectcriançaspt_BR
dc.subjectfisioterapia aquáticapt_BR
dc.subjectautismopt_BR
dc.titleBenefícios da natação em crianças e adolescentes com transtornos do espectro autista: uma revisão narrativapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2545832431845453pt_BR
dc.description.abstractxAutism Spectrum Disorder (ASD) according to the Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM-5) are classified by symptoms unique characteristics of damage with intensities ranging from mild to severe in the domains of social communication and restrictive and repetitive behaviors in rather than constituting separate disorders. Among the different multidisciplinary strategies for interventions with autistic people, with a special focus on physical education professionals, water activities can be highlighted, which demonstrate to improve psychomotor and psychosocial aspects. The objective of this present study was to carry out a narrative review and bibliographical references related to ASD and the effects that aquatic activities bring with it were sought. The analysis of scientific articles found in the PubMed, Scielo and Google Scholar databases, between the period 2010 to 2022, aims to discuss the effects of swimming on motor, cognitive and behavioral aspects. Being chosen, after all the search and analysis, 4 intervention articles based on the effects of aquatic activity for children and adolescents with ASD. The results mentioned in the studies corroborate that swimming presents a positive result, its practice being beneficial, as it provides therapeutic effects, improves psychomotor and psychosocial aspects, when practiced in a playful way, its acceptance becomes more pleasurable for individuals with Spectrum Disorders Autistic. Keywords: Children, Adolescents, Swimming, Aquatic Therapy, Autism.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DEF) - Departamento de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Educação Física (Bacharelado)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Educação Física (Bacharelado)

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