Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51525
Comparte esta pagina
Título : | Materiais didáticos dinâmicos digitais: uma proposta instrumental para o ensino-aprendizagem de Figuras Geométricas Planas |
Autor : | GADELHA, David Rai da Silva |
Palabras clave : | Geometria Dinâmica; Abordagem Instrumental; Matemática; Figuras Geométricas Planas; GeoGebra; Ensino Fundamental |
Fecha de publicación : | 15-jun-2023 |
Citación : | GADELHA, David Rai da Silva. Materiais didáticos dinâmicos digitais: uma proposta instrumental para o ensino-aprendizagem de Figuras Geométricas Planas. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Expressão Gráfica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Resumen : | A Geometria é um campo de estudo indispensável desde os anos iniciais da educação básica, diante do papel fundamental que esta assume na formação do ser humano. Entretanto, estudos e pesquisas apontam para uma defasagem no seu ensino-aprendizagem frente as problemáticas e dificuldades encontradas na condução destes processos. Os materiais didáticos assumem uma função fundamental para o contexto educacional. É um dos meios mais utilizados pelo educador na condução das suas práticas pedagógicas, por se apresentar como um agente facilitador. Porém, compreendendo que o estudo da geometria possui um forte apelo visual e que os alunos possuem dificuldades de compreender conceitos abstratos e aplicações que envolvem o seu estudo, os recursos tradicionais difundidos em sala de aula se tornam limitantes e não conseguem apresentá-la de forma eficiente e completa. Com o advento das tecnologias digitais de informação e comunicação, surgiram os softwares de geometria dinâmica, que sendo acessível por meio de diferentes suportes tecnológicos, podem ser compreendidos como ambientes de geometria dinâmica. Estes se apresentam como eficientes ferramentas que permitem uma abordagem eficaz da Geometria. Compreendendo o papel importante que os materiais didáticos possuem para o contexto educacional e as possibilidades advindas de um ambiente de geometria dinâmica, esta pesquisa se propôs a conjecturar as possibilidades e potencialidades da criação e utilização de materiais didáticos dinâmicos digitais por meio do GeoGebra, com o intuito de apresentar caminhos para o ensino-aprendizagem da geometria, realizando um recorte com o estudo de Figuras Geométricas Planas para os anos finais do Ensino Fundamental. Para isso, nos apropriamos dos fundamentos teóricos da Abordagem Instrumental, a fim de compreender os processos que propiciam a obtenção de instrumentos por meio destes materiais dinâmicos. Apontamos que os materiais didáticos concebidos por meio do dinamismo digital se apresentam como instrumentos que o educador pode dispor, sendo capazes de contribuir na condução de suas práticas pedagógicas, por propiciarem uma abordagem do estudo da Geometria de forma dinâmica, atrativa e experimental-reflexiva. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51525 |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Expressão Gráfica |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC David Rai da Silva Gadelha.pdf | 4,47 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons