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Título : Educar nas prisões : uma análise sobre o plano de educação do sistema prisional de Pernambuco (2021-2024) a partir da Microfísica do poder de Michel Foucault
Autor : FREITAS, Thaís Botelho
Palabras clave : Sistema Prisional; Ressocialização; Educação de Jovens e Adultos.
Fecha de publicación : 24-abr-2023
Citación : FREITAS, Thaís Botelho. Educar nas prisões: Uma análise sobre o Plano de Educação do Sistema Prisional de Pernambuco (2021 - 2024) a partir da Microfísica do poder de Michel Foucault. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumen : Este artigo discute a educação no sistema prisional em Pernambuco, com o objetivo de identificar o referencial normativo que orienta as políticas públicas de educação prisional no estado e problematizar a noção de ressocialização presente no plano estadual de educação prisional. A pesquisa foi realizada por meio de uma abordagem qualitativa e exploratória, utilizando a tese da microfísica do poder e os dispositivos operantes na cultura carcerária de Michel Foucault (2007), para fazer uma análise temática do Plano Estadual de Educação Prisional (2021-2024) elaborado pelo Governo do Estado de Pernambuco. Os resultados apontaram que o plano visa a formação para a qualificação profissional de professores que atuam em escolas situadas em espaço de privação de liberdade, assim como o fomento às atividades educacionais para a reintegração social, incluindo atividades esportivas, culturais e de incentivo à leitura. Mas, ressalta-se a participação dos reeducandos no processo de construção de sua própria trajetória educacional e de ressocialização, garantindo a sua voz e participação ativa nesse processo.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51510
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia

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