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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51510

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSIQUEIRA, Luiz Carlos Carvalho-
dc.contributor.authorFREITAS, Thaís Botelho-
dc.date.accessioned2023-07-19T14:18:47Z-
dc.date.available2023-07-19T14:18:47Z-
dc.date.issued2023-04-24-
dc.date.submitted2023-06-15-
dc.identifier.citationFREITAS, Thaís Botelho. Educar nas prisões: Uma análise sobre o Plano de Educação do Sistema Prisional de Pernambuco (2021 - 2024) a partir da Microfísica do poder de Michel Foucault. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51510-
dc.description.abstractEste artigo discute a educação no sistema prisional em Pernambuco, com o objetivo de identificar o referencial normativo que orienta as políticas públicas de educação prisional no estado e problematizar a noção de ressocialização presente no plano estadual de educação prisional. A pesquisa foi realizada por meio de uma abordagem qualitativa e exploratória, utilizando a tese da microfísica do poder e os dispositivos operantes na cultura carcerária de Michel Foucault (2007), para fazer uma análise temática do Plano Estadual de Educação Prisional (2021-2024) elaborado pelo Governo do Estado de Pernambuco. Os resultados apontaram que o plano visa a formação para a qualificação profissional de professores que atuam em escolas situadas em espaço de privação de liberdade, assim como o fomento às atividades educacionais para a reintegração social, incluindo atividades esportivas, culturais e de incentivo à leitura. Mas, ressalta-se a participação dos reeducandos no processo de construção de sua própria trajetória educacional e de ressocialização, garantindo a sua voz e participação ativa nesse processo.pt_BR
dc.format.extent20pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectSistema Prisional; Ressocialização; Educação de Jovens e Adultos.pt_BR
dc.titleEducar nas prisões : uma análise sobre o plano de educação do sistema prisional de Pernambuco (2021-2024) a partir da Microfísica do poder de Michel Foucaultpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5029796311786480pt_BR
dc.description.abstractxThis article discusses education in the prison system in Pernambuco, with the aim of identifying the normative framework that guides public prison education policies in the state and problematizing the notion of resocialization present in the state plan for prison education. The research was carried out through a qualitative and exploratory approach, using the thesis of the microphysics of power and the devices operating in the prison culture of Michel Foucault (2007), to make a thematic analysis of the State Plan for Prison Education (2021-2024) prepared by the Government of the State of Pernambuco. The results showed that the plan aims at training for the professional qualification of teachers who work in schools located in areas of deprivation of liberty, as well as the promotion of educational activities for social reintegration, including sports, cultural activities and activities to encourage reading. However, the participation of re-educated students in the process of building their own educational trajectory and re-socialization is highlighted, guaranteeing their voice and active participation in this process.pt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Ensino e Currículopt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

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