Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51510
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SIQUEIRA, Luiz Carlos Carvalho | - |
dc.contributor.author | FREITAS, Thaís Botelho | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-19T14:18:47Z | - |
dc.date.available | 2023-07-19T14:18:47Z | - |
dc.date.issued | 2023-04-24 | - |
dc.date.submitted | 2023-06-15 | - |
dc.identifier.citation | FREITAS, Thaís Botelho. Educar nas prisões: Uma análise sobre o Plano de Educação do Sistema Prisional de Pernambuco (2021 - 2024) a partir da Microfísica do poder de Michel Foucault. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51510 | - |
dc.description.abstract | Este artigo discute a educação no sistema prisional em Pernambuco, com o objetivo de identificar o referencial normativo que orienta as políticas públicas de educação prisional no estado e problematizar a noção de ressocialização presente no plano estadual de educação prisional. A pesquisa foi realizada por meio de uma abordagem qualitativa e exploratória, utilizando a tese da microfísica do poder e os dispositivos operantes na cultura carcerária de Michel Foucault (2007), para fazer uma análise temática do Plano Estadual de Educação Prisional (2021-2024) elaborado pelo Governo do Estado de Pernambuco. Os resultados apontaram que o plano visa a formação para a qualificação profissional de professores que atuam em escolas situadas em espaço de privação de liberdade, assim como o fomento às atividades educacionais para a reintegração social, incluindo atividades esportivas, culturais e de incentivo à leitura. Mas, ressalta-se a participação dos reeducandos no processo de construção de sua própria trajetória educacional e de ressocialização, garantindo a sua voz e participação ativa nesse processo. | pt_BR |
dc.format.extent | 20 | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Sistema Prisional; Ressocialização; Educação de Jovens e Adultos. | pt_BR |
dc.title | Educar nas prisões : uma análise sobre o plano de educação do sistema prisional de Pernambuco (2021-2024) a partir da Microfísica do poder de Michel Foucault | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5029796311786480 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This article discusses education in the prison system in Pernambuco, with the aim of identifying the normative framework that guides public prison education policies in the state and problematizing the notion of resocialization present in the state plan for prison education. The research was carried out through a qualitative and exploratory approach, using the thesis of the microphysics of power and the devices operating in the prison culture of Michel Foucault (2007), to make a thematic analysis of the State Plan for Prison Education (2021-2024) prepared by the Government of the State of Pernambuco. The results showed that the plan aims at training for the professional qualification of teachers who work in schools located in areas of deprivation of liberty, as well as the promotion of educational activities for social reintegration, including sports, cultural activities and activities to encourage reading. However, the participation of re-educated students in the process of building their own educational trajectory and re-socialization is highlighted, guaranteeing their voice and active participation in this process. | pt_BR |
dc.degree.departament | Departamento de Ensino e Currículo | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Educar nas Prisões (Thaís Botelho).pdf | 177,08 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons