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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51428
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Título: | Gêneros orais nos livros didáticos e na prática docente : investigações sobre as proposições e o ensino no contexto da educação de pessoas jovens, adultas e idosas |
Autor(es): | BILRO, Fabrini Katrine da Silva |
Palavras-chave: | Oralidade na literatura; Livros didáticos; Língua Portuguesa; Didática de ensino; Educação de jovens e adultos |
Data do documento: | 3-Fev-2023 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | BILRO, Fabrini Katrine da Silva. Gêneros orais nos livros didáticos e na prática docente: investigações sobre as proposições e o ensino no contexto da educação de pessoas jovens, adultas e idosas. 2023. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | Este trabalho toma como objeto de investigação as propostas didáticas para o ensino dos gêneros orais, apresentadas pela coleção de livros didáticos EJA Moderna Língua Portuguesa, bem como o trato dado pelos docentes ao que lhes é proposto para o ensino do oral no contexto dessas obras. Diante da configuração do nosso objeto de estudo, tomamos como referência a concepção de linguagem como atividade sociointerativa apresentada por Bakhtin (2011) e Bronckart (2007, 2012); as teorizações de Marcuschi (2007, 2008, 2010), Schneuwly e Dolz (2004), Costa-Maciel (2013), Magalhães e Cristovão (2018), Magalhães, Bueno e Costa-Maciel (2021) acerca da oralidade e da construção, uso, função e ensino dos gêneros textuais orais; os estudos de Batista (2001, 2003), Rojo (2003) e Marcuschi (2005) relacionados aos livros didáticos de língua portuguesa e de Freire (1981, 1989, 2014) e Di Pierro (2005) sobre o contexto da EJAI, dentre outros autores que aportarão nossa base teórica de discussão. Participam da pesquisa duas professoras de Língua Portuguesa, atuantes em turmas de 6o ao 9o ano da EJAI, das redes estadual e municipal de Goiana-PE. Em busca de alcançarmos os objetivos de investigação, a partir da perspectiva qualitativa, direcionamos nosso olhar para os dados provenientes de 3 (três) momentos, a saber: 1. Análise da coleção EJA Moderna de Língua Portuguesa; 2. Entrevista Inicial; 3. Entrevista Final; dos quais, por meio da mobilização de elementos da técnica de conteúdo categorial (BARDIN, 1997), organizamos 2 (duas) macrocategorias de análise: 1. Ensino dos Gêneros Orais no Livro Didático da EJAI; 2. Ensino dos Gêneros Orais na Prática Docente da EJAI. Os resultados mostraram que a coleção apresenta propostas voltadas ao ensino da oralidade que vão desde o trato do oral como instrumento de interação, até o estudo dos gêneros orais como objetos de ensino, possibilitando aos docentes promover, junto aos alunos, o desenvolvimento das diversas capacidades de linguagem essenciais ao uso do oral nos variados contextos sociais. Em relação à fala das professoras, percebemos que para elas o trabalho com a oralidade é uma prática essencial, que deve se dar de diferentes maneiras no contexto escolar; mas, que, no entanto, ainda ocupa um lugar secundário na escola e nos materiais didáticos. Ao tratarem da realização das propostas de ensino dos gêneros orais sugeridas pelos LD, tanto a professora Ana quanto a professora Lia revelam em seu fazer a mobilização de estratégias de ensino, provenientes de sua prática e da proposta do LD, através das quais buscam trabalhar, junto aos estudantes da EJAI, não só a ampliação e o desenvolvimento das habilidades próprias ao uso do oral nas diversas situações comunicativas, mas, principalmente, os seus posicionamentos sociais, dando lugar para as suas falas e valorizando os saberes que carregam consigo. Percebemos uma postura que demonstra a intermediação entre os materiais didáticos e a prática docente, bem como a preocupação dessas professoras com a formação desses sujeitos como seres sociais, que vivem e agem diretamente no mundo que os cerca por meio da linguagem, para além dos muros da escola. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51428 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Educação |
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