Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51358

Compartilhe esta página

Título: Dificuldades para a compreensão da “regra de sinais” por estudantes dos anos finais do ensino fundamental e médio
Autor(es): OLIVEIRA, Willamy Francelino de
Palavras-chave: Números Negativos; Multiplicação de negativos; Obstáculos; Regra de Sinais; Ensino-Aprendizagem
Data do documento: 16-Dez-2019
Citação: OLIVEIRA, Willamy Francelino de. Dificuldades para a compreensão da regra de sinais por estudantes dos anos finais do ensino fundamental e médio. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: Este trabalho teve como objetivo descrever e analisar dificuldades para a compreensão e uso das operações com números inteiros por estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. As dificuldades são comparadas, em uma abordagem histórica dessas dificuldades, mostrando que são dificuldades que permanecem até os dias atuais, denominados de obstáculos epistemológicos. São discutidos, nesta pesquisa, trabalhos feitos que abordam tais dificuldades de ensino/aprendizagem dos números negativos. Para coletar os dados foi construído e aplicado um questionário/teste contendo 6 questões envolvendo multiplicação e/ou divisão de números negativos com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino médio da Escola Senador Novaes Filho localizada no Recife. A elaboração do teste foi baseada em livros didáticos do 7º ano do Ensino Fundamental. Classificamos os erros mais recorrentes e as estratégias utilizadas pelos estudantes na resolução dos itens, comparamos algumas estratégias utilizadas associadas a resolução de duas questões. Os resultados mostram que os estudantes conseguem resolver as situações quando em questões de operações únicas e simples. Porém, em expressões ou resolução de equações, ou quando precisam justificar, fica claro que o uso é apenas de uma regra decorada. Por fim, espera-se que o professor consiga propor um tratamento diferente ao trabalhar o ensino dos números negativos em sala de aula. Identificando possíveis relações do ensino e as dificuldades dos estudantes.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51358
Aparece nas coleções:(TCC) - Matemática (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - WILLAMY FRANCELINO DE OLIVEIRA.pdf1,35 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons