Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51352

Comparte esta pagina

Título : Reflexões e proposições sobre processos metodológicos em Dança na Educação Infantil
Autor : SILVA, Vitória Ferreira da
Palabras clave : Ensino de Dança; Dança para Crianças; Educação Infantil; Balé clássico
Fecha de publicación : 11-may-2023
Citación : SILVA, Vitória Ferreira da. Reflexões e proposições sobre processos metodológicos em Dança na Educação Infantil. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumen : Essa monografia buscou refletir sobre como acontece o ensino de dança infantil, em especial para a faixa etária de três a sete anos, em espaços formativos em balé clássico - escolas de ensino básico e academias de dança - considerando os processos de elaboração de planos de ensino e aplicação prática dos mesmos. Para isso, foi necessário revisitar os diversos métodos de balé clássico, observar aulas e entrevistar professores, bem como estudar acerca do desenvolvimento infantil, no que se refere às diversas etapas evolutivas nesse primeiro setênio. As pessoas entrevistadas denominaram de maneiras diferentes suas práticas, entre as quais podemos destacar: dança criativa, dança educativa moderna, dança espontânea, pré-balé, baby-class, considerando as diferentes concepções e interpretações do que significa a iniciação ao balé clássico. As análises dos discursos e métodos observados me permitiram compreender a importância de cada educador da dança criar sua própria metodologia, apesar da existência de apostilas acessíveis. Desenvolvo, portanto, uma reflexão e uma proposta integrativa para as primeiras movências, de maneira que vá ao encontro de uma arte lúdica, orgânica e criativa de balé clássico para crianças.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51352
Aparece en las colecciones: TCC - Dança

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Vitória Ferreira da Silva.pdf1,07 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons