Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51352

Share on

Title: Reflexões e proposições sobre processos metodológicos em Dança na Educação Infantil
Authors: SILVA, Vitória Ferreira da
Keywords: Ensino de Dança; Dança para Crianças; Educação Infantil; Balé clássico
Issue Date: 11-May-2023
Citation: SILVA, Vitória Ferreira da. Reflexões e proposições sobre processos metodológicos em Dança na Educação Infantil. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Essa monografia buscou refletir sobre como acontece o ensino de dança infantil, em especial para a faixa etária de três a sete anos, em espaços formativos em balé clássico - escolas de ensino básico e academias de dança - considerando os processos de elaboração de planos de ensino e aplicação prática dos mesmos. Para isso, foi necessário revisitar os diversos métodos de balé clássico, observar aulas e entrevistar professores, bem como estudar acerca do desenvolvimento infantil, no que se refere às diversas etapas evolutivas nesse primeiro setênio. As pessoas entrevistadas denominaram de maneiras diferentes suas práticas, entre as quais podemos destacar: dança criativa, dança educativa moderna, dança espontânea, pré-balé, baby-class, considerando as diferentes concepções e interpretações do que significa a iniciação ao balé clássico. As análises dos discursos e métodos observados me permitiram compreender a importância de cada educador da dança criar sua própria metodologia, apesar da existência de apostilas acessíveis. Desenvolvo, portanto, uma reflexão e uma proposta integrativa para as primeiras movências, de maneira que vá ao encontro de uma arte lúdica, orgânica e criativa de balé clássico para crianças.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51352
Appears in Collections:TCC - Dança

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Vitória Ferreira da Silva.pdf1,07 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons