Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51352

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorARAÚJO, Márcia Virgínia Bezerra de-
dc.contributor.authorSILVA, Vitória Ferreira da-
dc.date.accessioned2023-06-29T20:33:30Z-
dc.date.available2023-06-29T20:33:30Z-
dc.date.issued2023-05-11-
dc.date.submitted2023-06-28-
dc.identifier.citationSILVA, Vitória Ferreira da. Reflexões e proposições sobre processos metodológicos em Dança na Educação Infantil. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51352-
dc.description.abstractEssa monografia buscou refletir sobre como acontece o ensino de dança infantil, em especial para a faixa etária de três a sete anos, em espaços formativos em balé clássico - escolas de ensino básico e academias de dança - considerando os processos de elaboração de planos de ensino e aplicação prática dos mesmos. Para isso, foi necessário revisitar os diversos métodos de balé clássico, observar aulas e entrevistar professores, bem como estudar acerca do desenvolvimento infantil, no que se refere às diversas etapas evolutivas nesse primeiro setênio. As pessoas entrevistadas denominaram de maneiras diferentes suas práticas, entre as quais podemos destacar: dança criativa, dança educativa moderna, dança espontânea, pré-balé, baby-class, considerando as diferentes concepções e interpretações do que significa a iniciação ao balé clássico. As análises dos discursos e métodos observados me permitiram compreender a importância de cada educador da dança criar sua própria metodologia, apesar da existência de apostilas acessíveis. Desenvolvo, portanto, uma reflexão e uma proposta integrativa para as primeiras movências, de maneira que vá ao encontro de uma arte lúdica, orgânica e criativa de balé clássico para crianças.pt_BR
dc.format.extent66p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de Dançapt_BR
dc.subjectDança para Criançaspt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectBalé clássicopt_BR
dc.titleReflexões e proposições sobre processos metodológicos em Dança na Educação Infantilpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0716100889504072pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9078732874183056pt_BR
dc.description.abstractxThis monograph sought to reflect on how the teaching of children's dance happens, especially for the age group of three to seven years old, in classical ballet training programs at elementary schools and dance academies, considering the processes of elaboration of lesson plans and their practical applications. To that end, it was necessary to revisit the different methods of classical ballet, observe classes and interview teachers, as well as study child development, with regard to the different evolutionary stages in these first seven years. The respondents named their practices in different ways, among which we can highlight: creative dance, modern educational dance, spontaneous dance, pre-ballet, baby-class, considering the different conceptions and interpretations of what it means to be introduced to classical ballet. The analyzes of the observed discourses and methods allowed me to understand the importance of each dance educator creating their own methodology, despite the existence of accessible handouts. I propose, therefore, a reflection and an integrative proposal for the first movements, in a way that meets a ludic, organic and creative art of classical ballet for children.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artes::Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DA) - Departamento de Artespt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Dança – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:TCC - Dança

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Vitória Ferreira da Silva.pdf1,07 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons