Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51352
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ARAÚJO, Márcia Virgínia Bezerra de | - |
dc.contributor.author | SILVA, Vitória Ferreira da | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-29T20:33:30Z | - |
dc.date.available | 2023-06-29T20:33:30Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-11 | - |
dc.date.submitted | 2023-06-28 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Vitória Ferreira da. Reflexões e proposições sobre processos metodológicos em Dança na Educação Infantil. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51352 | - |
dc.description.abstract | Essa monografia buscou refletir sobre como acontece o ensino de dança infantil, em especial para a faixa etária de três a sete anos, em espaços formativos em balé clássico - escolas de ensino básico e academias de dança - considerando os processos de elaboração de planos de ensino e aplicação prática dos mesmos. Para isso, foi necessário revisitar os diversos métodos de balé clássico, observar aulas e entrevistar professores, bem como estudar acerca do desenvolvimento infantil, no que se refere às diversas etapas evolutivas nesse primeiro setênio. As pessoas entrevistadas denominaram de maneiras diferentes suas práticas, entre as quais podemos destacar: dança criativa, dança educativa moderna, dança espontânea, pré-balé, baby-class, considerando as diferentes concepções e interpretações do que significa a iniciação ao balé clássico. As análises dos discursos e métodos observados me permitiram compreender a importância de cada educador da dança criar sua própria metodologia, apesar da existência de apostilas acessíveis. Desenvolvo, portanto, uma reflexão e uma proposta integrativa para as primeiras movências, de maneira que vá ao encontro de uma arte lúdica, orgânica e criativa de balé clássico para crianças. | pt_BR |
dc.format.extent | 66p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino de Dança | pt_BR |
dc.subject | Dança para Crianças | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Balé clássico | pt_BR |
dc.title | Reflexões e proposições sobre processos metodológicos em Dança na Educação Infantil | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0716100889504072 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9078732874183056 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This monograph sought to reflect on how the teaching of children's dance happens, especially for the age group of three to seven years old, in classical ballet training programs at elementary schools and dance academies, considering the processes of elaboration of lesson plans and their practical applications. To that end, it was necessary to revisit the different methods of classical ballet, observe classes and interview teachers, as well as study child development, with regard to the different evolutionary stages in these first seven years. The respondents named their practices in different ways, among which we can highlight: creative dance, modern educational dance, spontaneous dance, pre-ballet, baby-class, considering the different conceptions and interpretations of what it means to be introduced to classical ballet. The analyzes of the observed discourses and methods allowed me to understand the importance of each dance educator creating their own methodology, despite the existence of accessible handouts. I propose, therefore, a reflection and an integrative proposal for the first movements, in a way that meets a ludic, organic and creative art of classical ballet for children. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes::Artes | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DA) - Departamento de Artes | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Dança – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Dança |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Vitória Ferreira da Silva.pdf | 1,07 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons