Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51270

Compartilhe esta página

Título: Comportamento hidrológico e hidrodinâmico no canal do Fragoso em Olinda, nordeste do Brasil, para diversos cenários de enchente.
Autor(es): MAGALHAES, João Victor Regis
Palavras-chave: Modelagem hidrológica; Modelagem hidrodinâmica; Drenagem urbana; PE3D; Recursos hídricos
Data do documento: 11-Mai-2023
Citação: MAGALHÃES, João. Comportamento hidrológico e hidrodinâmico no canal do Fragoso em Olinda, nordeste do Brasil, para diversos cenários de enchente. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Civil) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Abstract: Devido ao crescimento da população urbana, tende-se a aumentar também as parcelas de área impermeável de solo. Tal aumento de área urbanizada reflete no aumento do escoamento superficial de águas pluviais nas bacias urbanizadas, fazendo-se necessário um planejamento e infraestrutura adequada para atender as demandas de manejo destas águas. Este estudo visa desenvolver modelagem hidrológica e hidrodinâmica da bacia do rio Fragoso e do Canal do Fragoso, em Olinda – PE, com a análise de diversos cenários de precipitação e de estágio de conclusão do Canal. Esta análise objetiva verificar o impacto causado por eventos de precipitação intensa. Para o desenvolvimento dos modelos hidrológicos, foi utilizado o software HEC-HMS (Hydrologic Engineering Center-Hydrologic Modeling System), delimitando as sub-bacias de interesse e simulando os eventos de precipitação com o objetivo de gerar hidrogramas a serem utilizados na modelagem hidrodinâmica do Canal do Fragoso. Para o desenvolvimento dos modelos hidrodinâmicos, foi utilizado o software HEC-RAS (Hydrologic Engineering Center-River Analysis System). No desenvolvimento dos modelos computacionais da bacia do rio Fragoso, fez-se uso do Modelo Digital do Terreno (MDT) para o município de Olinda, disponibilizado pelo projeto Pernambuco Tridimensional (PE3D). Os principais resultados obtidos foram diferentes manchas de inundação para os eventos, permitindo a validação do modelo, a identificação de áreas de risco à população e a elaboração de planos de desapropriação e evacuação para tais áreas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51270
Aparece nas coleções:TCC- Engenharia Civil - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC João Victor Regis Magalhães.pdf4.35 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons