Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51254
Compartilhe esta página
Título: | Efeito agudo do uso do videogame sobre a motivação nas aulas de educação física escolar: um ensaio clínico randomizado |
Autor(es): | SILVA, Pedro Henrique Lima da |
Palavras-chave: | motivação; educação física; videogame; adolescentes |
Data do documento: | 3-Mai-2023 |
Citação: | SILVA, Pedro Henrique Lima da. Efeito agudo do uso do videogame sobre a motivação nas aulas de Educação Física Escolar: um ensaio clínico randomizado. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | Este estudo buscou analisar numa aula de Educação Física Escolar, utilizando-se do videogame de forma aguda, a motivação dos estudantes. Os instrumentos utilizados foram uma Escala de Motivação de 1 a 7 pontos, onde de 1 a 3 eram as desmotivações, 4 neutro e em diante até o 7, motivação positiva, teste de conhecimento sobre o basquetebol, bolas de basquete, cones, um Xbox e o jogo NBA Live 19. A amostra foi composta por 45 alunos, sendo 25 meninas, 19 meninos e um participante que não declarou seu sexo, com idade média de 13 anos (± 1,16), em uma escola de Olinda - Pernambuco, dividos entre grupo controle e experimental. O cálculo amostral foi realizado no software G*Power 3.1., junto com uma análise descritiva e inferencial, utilizando-se do teste de Kolmogorov-Smirnov para análise da normalidade dos dados e o teste de Wilcoxon posteriormente, sendo usado o software JAMOVI 2.3. para análises estatísticas. Os resultados apontam para o aumento de 1 ponto na escala de motivação, onde fatores como novidade, novas experiências e curiosidade foram considerados para tal resultado, apesar de não haver uma significância estatística em p (p = 0.66). Como estudo piloto, recomenda-se o aprofundamento da discussão sobre a motivação em escolares com o uso do videogame formato console, utilizando-se de escalas e técnicas de coleta semelhantes. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51254 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Educação Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA - EFEITO AGUDO DO USO DO VIDEOGAME SOBRE A MOTIVAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR_ UM ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO.pdf | 2,2 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons