Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51254
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | COSTA, André dos Santos | - |
dc.contributor.author | SILVA, Pedro Henrique Lima da | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-26T11:08:36Z | - |
dc.date.available | 2023-06-26T11:08:36Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-03 | - |
dc.date.submitted | 2023-06-22 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Pedro Henrique Lima da. Efeito agudo do uso do videogame sobre a motivação nas aulas de Educação Física Escolar: um ensaio clínico randomizado. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51254 | - |
dc.description.abstract | Este estudo buscou analisar numa aula de Educação Física Escolar, utilizando-se do videogame de forma aguda, a motivação dos estudantes. Os instrumentos utilizados foram uma Escala de Motivação de 1 a 7 pontos, onde de 1 a 3 eram as desmotivações, 4 neutro e em diante até o 7, motivação positiva, teste de conhecimento sobre o basquetebol, bolas de basquete, cones, um Xbox e o jogo NBA Live 19. A amostra foi composta por 45 alunos, sendo 25 meninas, 19 meninos e um participante que não declarou seu sexo, com idade média de 13 anos (± 1,16), em uma escola de Olinda - Pernambuco, dividos entre grupo controle e experimental. O cálculo amostral foi realizado no software G*Power 3.1., junto com uma análise descritiva e inferencial, utilizando-se do teste de Kolmogorov-Smirnov para análise da normalidade dos dados e o teste de Wilcoxon posteriormente, sendo usado o software JAMOVI 2.3. para análises estatísticas. Os resultados apontam para o aumento de 1 ponto na escala de motivação, onde fatores como novidade, novas experiências e curiosidade foram considerados para tal resultado, apesar de não haver uma significância estatística em p (p = 0.66). Como estudo piloto, recomenda-se o aprofundamento da discussão sobre a motivação em escolares com o uso do videogame formato console, utilizando-se de escalas e técnicas de coleta semelhantes. | pt_BR |
dc.format.extent | 47p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | motivação | pt_BR |
dc.subject | educação física | pt_BR |
dc.subject | videogame | pt_BR |
dc.subject | adolescentes | pt_BR |
dc.title | Efeito agudo do uso do videogame sobre a motivação nas aulas de educação física escolar: um ensaio clínico randomizado | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | MOURA, Thaiene Camila Beltrão | - |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9846819271734920 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study sought to analyze, in a School Physical Education class, using video games in an acute way, the students' motivation. The instruments used were a Motivation Scale from 1 to 7 points, where from 1 to 3 were demotivations, 4 neutral and up to 7, positive motivation, test of knowledge about basketball, basketballs, cones, an Xbox and the game NBA Live 19. The sample consisted of 45 students, 25 girls, 19 boys and one participant who did not declare his gender, with a mean age of 13 years (± 1.16), in a school in Olinda - Pernambuco, divided into control and experimental groups. The sample size calculation was performed using the G*Power 3.1 software, along with a descriptive and inferential analysis, using the Kolmogorov-Smirnov test to analyze the normality of the data and the Wilcoxon test later, using the JAMOVI 2.3. software for statistical analyses. The results point to an increase of 1 point on the motivation scale, where factors such as novelty, new experiences and curiosity were considered for this result, although there was no statistical significance at p (p = 0.66). As a pilot study, it is recommended to deepen the discussion on motivation in schoolchildren using the console in video game format, using similar scales and collection techniques. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde::Educação Física | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCS-DEF) - Departamento de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCS-Curso de Educação Física (Licenciatura) | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Educação Física (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA - EFEITO AGUDO DO USO DO VIDEOGAME SOBRE A MOTIVAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR_ UM ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO.pdf | 2,2 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons