Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51228
Compartilhe esta página
Título: | WikiMaker: anteprojeto de Anexo Maker para Escolas de Referência do Ensino Médio em Recife/PE |
Autor(es): | NERY, Juliana Cadidé |
Palavras-chave: | Makerspaces; Fabricação Digital; Prototipagem Rápida; Ensino Público; WikiHouse |
Data do documento: | 26-Abr-2023 |
Citação: | NERY, Juliana Cadidé. WikiMaker: anteprojeto de Anexo Maker para Escolas de Referência do Ensino Médio em Recife/PE. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Arquitetura e Urbanismo) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | O presente trabalho consiste na exploração, pesquisa e concepção de anteprojeto de anexo de Makerspace para Escolas de Referência do Ensino Médio de Recife/PE, utilizando a fabricação digital como principal sistema construtivo e partido arquitetônico no projeto. Nesse sentido, faz-se o uso de manufatura subtrativa em chapas de compensado naval usinadas através de fresadoras CNC (Computer Numeric Control), sendo uma adaptação do sistema construtivo proposto pelo WikiHouse em método open-source. Tal sistema consiste em peças de compensado usinadas de modo a formar um sistema de encaixes por fricção, que juntos compõe o projeto arquitetônico e estrutural e que demonstram o potencial das tecnologias de fabricação digital na resolução de demandas do cotidiano, adaptando-se a diversas necessidades e contextos. Tendo em vista as novas demandas colocadas pela introdução da tecnologia no ensino e no cotidiano, espaços que promovam a cooperação, criatividade e o acesso a equipamentos de fabricação digital se fazem necessários nas escolas públicas de modo a possibilitar a inclusão digital. Apropriando-se da temática atrelada à tecnologia e a importância do espaço físico no desenvolvimento e aprendizado dos alunos, o trabalho visa potencializar, através da arquitetura o ensino e a inclusão digital deles. Para tanto, de modo a responder a diferentes demandas impostas ao projeto, fez-se necessário que este contivesse conceitos de modularidade e flexibilidade que permitissem a adaptação e transformação constantes destes à diferentes escolas. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51228 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Arquitetura e Urbanismo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC JULIANA CADIDÉ NERY.pdf | 61,31 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons