Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51228
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MENDES, Letícia Teixeira | - |
dc.contributor.author | NERY, Juliana Cadidé | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-21T20:24:54Z | - |
dc.date.available | 2023-06-21T20:24:54Z | - |
dc.date.issued | 2023-04-26 | - |
dc.date.submitted | 2023-06-13 | - |
dc.identifier.citation | NERY, Juliana Cadidé. WikiMaker: anteprojeto de Anexo Maker para Escolas de Referência do Ensino Médio em Recife/PE. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Arquitetura e Urbanismo) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51228 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho consiste na exploração, pesquisa e concepção de anteprojeto de anexo de Makerspace para Escolas de Referência do Ensino Médio de Recife/PE, utilizando a fabricação digital como principal sistema construtivo e partido arquitetônico no projeto. Nesse sentido, faz-se o uso de manufatura subtrativa em chapas de compensado naval usinadas através de fresadoras CNC (Computer Numeric Control), sendo uma adaptação do sistema construtivo proposto pelo WikiHouse em método open-source. Tal sistema consiste em peças de compensado usinadas de modo a formar um sistema de encaixes por fricção, que juntos compõe o projeto arquitetônico e estrutural e que demonstram o potencial das tecnologias de fabricação digital na resolução de demandas do cotidiano, adaptando-se a diversas necessidades e contextos. Tendo em vista as novas demandas colocadas pela introdução da tecnologia no ensino e no cotidiano, espaços que promovam a cooperação, criatividade e o acesso a equipamentos de fabricação digital se fazem necessários nas escolas públicas de modo a possibilitar a inclusão digital. Apropriando-se da temática atrelada à tecnologia e a importância do espaço físico no desenvolvimento e aprendizado dos alunos, o trabalho visa potencializar, através da arquitetura o ensino e a inclusão digital deles. Para tanto, de modo a responder a diferentes demandas impostas ao projeto, fez-se necessário que este contivesse conceitos de modularidade e flexibilidade que permitissem a adaptação e transformação constantes destes à diferentes escolas. | pt_BR |
dc.format.extent | 140p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Makerspaces | pt_BR |
dc.subject | Fabricação Digital | pt_BR |
dc.subject | Prototipagem Rápida | pt_BR |
dc.subject | Ensino Público | pt_BR |
dc.subject | WikiHouse | pt_BR |
dc.title | WikiMaker: anteprojeto de Anexo Maker para Escolas de Referência do Ensino Médio em Recife/PE | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | MACHADO, Pascal | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2594058459130951 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2029198603605223 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This project entails the exploration, research, and development of a project draft for a makerspace annex designed for High School Reference Schools in Recife/PE. The proposed project employs digital fabrication as the principal construction system and architectural approach. Specifically, the project utilizes subtractive manufacturing techniques on naval plywood sheets machined via CNC (Computer Numeric Control) milling machines, adapting the open-source construction system proposed by WikiHouse. This system employs plywood parts that are machined to fit together through friction, ultimately forming the architectural and structural design. The project’s design demonstrates the potential of digital fabrication technologies in solving everyday demands while accommodating various needs and contexts. Given the new demands stemming from the integration of technology in education and daily life, public schools require spaces that foster cooperation, creativity, and accessibility to digital fabrication equipment, enabling digital inclusion. This project endeavors to improve student education and digital inclusion through architecture by leveraging the theme of technology and physical space’s significance in student development and learning. Therefore, the project integrates concepts of modularity and flexibility to ensure adaptability to different schools’ specific requirements and changing demands. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Sociais Aplicadas::Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DAU) - Departamento de Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Arquitetura e Urbanismo – Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/8788125986664385 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Arquitetura e Urbanismo |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC JULIANA CADIDÉ NERY.pdf | 61,31 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons