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Título : A dança e a socialização no âmbito da educação física escolar
Autor : SOUZA, Larissa Melo
Palabras clave : dança; dança de roda; dança circular; socialização; educação física escolar
Fecha de publicación : 9-nov-2022
Citación : SOUZA, Larissa Melo. educação física escolar. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)- Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Resumen : A Dança é uma manifestação artística que existe há milhares de anos, acompanhando a história da humanidade desde sempre. Mesmo com toda sua bagagem histórico-social-cultural, além de fazer parte dos conteúdos que a Educação Física engloba, ela sofre barreiras para sua efetivação dentro do contexto escolar. O processo de socialização acontece todos os dias da nossa vida, no convívio, nos diálogos e trocas de experiências. Relacionando com as aulas de Educação Física, ele se torna um fator essencial para as interações sociais que são mais dinâmicas, além do trabalho coletivo para o desenvolvimento das aulas práticas. A dança de roda, circular ou roda cantada, é uma dança que possui uma formação que favorece a vivência em grupo, construindo um espaço de cooperação, inclusão e diversidade cultural. Levando em conta as questões apresentadas, esse estudo trata-se de uma revisão de literatura com o objetivo de analisar as possibilidades e contribuições da dança e mais especificamente, a dança de roda, para o processo de socialização na Educação Física Escolar, além de identificar a relevância da socialização nas aulas de educação física. O estudo possui uma abordagem qualitativa e de natureza narrativa, construído através de publicação de livros e artigos científicos nas bases de dados de Revistas Eletrônicas, como a Movimento e a Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. Por meio dos pontos que foram analisados nos resultados, foi possível reforçar a ampla importância que a dança tem para o âmbito da Educação Física Escolar, como suas contribuições para o desenvolvimento de aspectos éticos, cognitivos e estéticos para o ser humano. Em relação as dificuldades que o conteúdo da dança sofre para sua efetivação no âmbito escolar, foram encontrados estudos que evidenciaram isso, mostrando que pode ser uma questão voltada para infraestrutura escolar, indo até para uma deficiência deste conteúdo na formação inicial dos futuros profissionais. Sobre a socialização, através dos estudos analisados, foi notória a relevância que quando se há um diálogo e interação social para propiciar o pensamento crítico e o desenvolvimento da autonomia, o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes se torna completo e integral, visando um futuro cidadão crítico e reflexivo. Aliada a essa questão, a dança circular também consegue agir nessa autonomia do indivíduo, trazendo a criatividade e o trabalho coletivo para sua vivência. Após as análises feitas dos estudos revisados, foi notável entender a necessidade que as barreiras que atingem a efetivação da dança no âmbito da Educação Física Escolar devem ser superadas. Também é necessário que mais estudos sejam feitos a respeito da Socialização nas aulas de educação física, além de reafirmar a possibilidade de conteúdo que já está proposto nos documentos norteadores da Educação Física: as Rodas Cantadas.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51181
Aparece en las colecciones: (TCC) - Educação Física (Licenciatura)

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