Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51181

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Ilana Santos de-
dc.contributor.authorSOUZA, Larissa Melo-
dc.date.accessioned2023-06-20T10:56:42Z-
dc.date.available2023-06-20T10:56:42Z-
dc.date.issued2022-11-09-
dc.date.submitted2023-06-19-
dc.identifier.citationSOUZA, Larissa Melo. educação física escolar. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)- Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51181-
dc.description.abstractA Dança é uma manifestação artística que existe há milhares de anos, acompanhando a história da humanidade desde sempre. Mesmo com toda sua bagagem histórico-social-cultural, além de fazer parte dos conteúdos que a Educação Física engloba, ela sofre barreiras para sua efetivação dentro do contexto escolar. O processo de socialização acontece todos os dias da nossa vida, no convívio, nos diálogos e trocas de experiências. Relacionando com as aulas de Educação Física, ele se torna um fator essencial para as interações sociais que são mais dinâmicas, além do trabalho coletivo para o desenvolvimento das aulas práticas. A dança de roda, circular ou roda cantada, é uma dança que possui uma formação que favorece a vivência em grupo, construindo um espaço de cooperação, inclusão e diversidade cultural. Levando em conta as questões apresentadas, esse estudo trata-se de uma revisão de literatura com o objetivo de analisar as possibilidades e contribuições da dança e mais especificamente, a dança de roda, para o processo de socialização na Educação Física Escolar, além de identificar a relevância da socialização nas aulas de educação física. O estudo possui uma abordagem qualitativa e de natureza narrativa, construído através de publicação de livros e artigos científicos nas bases de dados de Revistas Eletrônicas, como a Movimento e a Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. Por meio dos pontos que foram analisados nos resultados, foi possível reforçar a ampla importância que a dança tem para o âmbito da Educação Física Escolar, como suas contribuições para o desenvolvimento de aspectos éticos, cognitivos e estéticos para o ser humano. Em relação as dificuldades que o conteúdo da dança sofre para sua efetivação no âmbito escolar, foram encontrados estudos que evidenciaram isso, mostrando que pode ser uma questão voltada para infraestrutura escolar, indo até para uma deficiência deste conteúdo na formação inicial dos futuros profissionais. Sobre a socialização, através dos estudos analisados, foi notória a relevância que quando se há um diálogo e interação social para propiciar o pensamento crítico e o desenvolvimento da autonomia, o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes se torna completo e integral, visando um futuro cidadão crítico e reflexivo. Aliada a essa questão, a dança circular também consegue agir nessa autonomia do indivíduo, trazendo a criatividade e o trabalho coletivo para sua vivência. Após as análises feitas dos estudos revisados, foi notável entender a necessidade que as barreiras que atingem a efetivação da dança no âmbito da Educação Física Escolar devem ser superadas. Também é necessário que mais estudos sejam feitos a respeito da Socialização nas aulas de educação física, além de reafirmar a possibilidade de conteúdo que já está proposto nos documentos norteadores da Educação Física: as Rodas Cantadas.pt_BR
dc.format.extent36p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectdançapt_BR
dc.subjectdança de rodapt_BR
dc.subjectdança circularpt_BR
dc.subjectsocializaçãopt_BR
dc.subjecteducação física escolarpt_BR
dc.titleA dança e a socialização no âmbito da educação física escolarpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7494714902710472pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6890712133003359pt_BR
dc.description.abstractxDance is an artistic manifestation that has existed for thousands of years, accompanying the history of humanity since forever.Even with all its historical-social-cultural baggage, besides being part of the contents that Physical Education encompasses, it suffers barriers to its effectiveness within the school context. The process of socialization happens every day of our lives, in the interaction, dialog, and exchange of experiences. Relating it to Physical Education classes, it becomes an essential factor for social interactions that are more dynamic, besides the collective work for the development of practical classes. The circle dance, circular dance or sung circle, is a dance that has a formation that favors group experience, building a space for cooperation, inclusion and cultural diversity. Taking into account the issues presented, this study is a literature review with the objective of analyzing the possibilities and contributions of dance, and more specifically, the round dance, for the socialization process in School Physical Education, besides identifying the relevance of socialization in physical education classes. This study has a qualitative and narrative approach, built through the publication of books and scientific articles in the databases of Electronic Magazines, such as Movimento and the Brazilian Journal of Physical Education and Sport. Through the points that were analyzed in the results, it was possible to reinforce the broad importance that dance has for the School Physical Education sphere, such as its contributions to the development of ethical, cognitive and aesthetic aspects for the human being. In relation to the difficulties that the dance content suffers for its effectiveness in the school context, studies were found that evidenced this, showing that it can be an issue directed towards school infrastructure, going as far as a deficiency of this content in the initial training of future professionals. About socialization, through the analyzed studies, it was clear the relevance that when there is a dialogue and social interaction to promote critical thinking and the development of autonomy, the teaching and learning process of the students becomes complete and integral, aiming at a future critical and reflective citizen. Allied to this issue, circular dance can also act on the individual's autonomy, bringing creativity and collective work to their experience. After the analysis of the reviewed studies, it was remarkable to understand the necessity that the barriers that affect the effectiveness of dance in the scope of School Physical Education must be overcome. It is also necessary that more studies be done regarding Socialization in physical education classes, besides reaffirming the possibility of content that is already proposed in the guiding documents of Physical Education: the Sung Wheels.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DEF) - Departamento de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Educação Física (Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - LARISSA MELO SOUZA.pdf568,35 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons