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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51178

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorERHARDT, Manoel de Oliveira-
dc.contributor.authorBRANDÃO, Thalles Henrique Gomes-
dc.date.accessioned2023-06-19T19:41:51Z-
dc.date.available2023-06-19T19:41:51Z-
dc.date.issued2023-02-14-
dc.date.submitted2023-06-18-
dc.identifier.citationBRANDÃO, Thalles Henrique Gomes. 10 anos da Lei de Cotas: dos fundamentos à juridicidade da subcota étnicoracial. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Direito) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife - PE, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51178-
dc.description.abstractA partir de uma breve análise acerca do conceito e origens das Ações Afirmativas, ressaltando a importância do fortalecimento e consequente irradiação dos Direitos Humanos e o nascimento da Constituição Federal de 1988, este trabalho demonstra os fundamentos legais e sociais das Cotas utilizadas em exames vestibulares e concursos púbicos. Em especial, a Subcota Racial com o seu polêmico instrumento de efetivação: as Comissões de Heteroidentificação Racial. O tema em questão está fundamentado em duas leis principais: a Lei nº 12.711, de 2012, que reserva 50% (cinquenta por cento) das vagas em universidades e instituto federais para hipossuficientes, negros e pessoas com deficiências; e a Lei nº 12.990, de 2014, que reserva 20% (vinte por cento) das vagas em concursos públicos à população negra. Em 2022, o assunto voltou a ser discutido no meio acadêmico e político, isto porque a Lei nº 12.711/2012 previa em um dos seus artigos a revisão do programa especial para o acesso às instituições de educação superior de estudantes pretos, pardos e indígenas e de pessoas com deficiência após o período de 10 (dez) anos. Tendo em vista que o governo em poder no momento era reconhecidamente contrário às políticas de ações afirmativas, sobretudo em relação à reserva de vagas para negros, tal fato deixou os defensores da política pública, em especial o movimento negro, preocupados com o futuro do programa de inclusão. Neste sentido, partindo do contexto histórico e social brasileiro e dos paradigmas jurídicos do direito administrativo e constitucional, o objetivo deste trabalho é demonstrar, utilizando-se do método de investigação da leitura bibliográfica do tema, a solidificação das Ações Afirmativas, das Cotas Raciais e da Comissão de Heteroidentificação Racial. Além disso, busca debater acerca do controle jurisdicional no âmbito da política pública de Cotas Raciais, em especial sobre a ambiguidade da categoria pardo.pt_BR
dc.format.extent78p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCotas Raciaispt_BR
dc.subjectComissão de Heteroidentificação Racialpt_BR
dc.subjectAções Afirmativaspt_BR
dc.subjectControle da Administração Públicapt_BR
dc.title10 anos da Lei de Cotas: dos fundamentos à juridicidade da subcota étnico-racialpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0670448788730260pt_BR
dc.description.abstractxThis research project presents an analysis of the relationship between affirmative action policies and the quality of education in Brazil, highlighting the importance of strengthening and promoting human rights, as well as the birth of the 1988 Federal Constitution of Brazil. The thesis demonstrates the legal and social foundations of racial quotas used in university entrance exams and public job competitions, particularly the controversial implementation of Racial Hetero-Identification Commissions. The topic is grounded in two main laws: Law no. 12,711 of 2012, which reserves 50% of spots in Federal Universities and Institutes for low-income, black, and disabled individuals, and Law no. 12,990 of 2014, which reserves 20% of spots in public job competitions for the black population. In 2022, the issue was again discussed in academic and political circles, as Law No. 12,711/2012 provided for a review of the special program for access to higher education institutions for black, indigenous, and disabled students after a period of 10 years. Given that the government in power at the time was known to be opposed to affirmative action policies, especially with regard to quotas for black individuals, this fact left defenders of the policy, particularly the black movement, concerned about the future of the inclusion program. Against this historical and social backdrop, and using the legal paradigms of administrative and constitutional law, the objective of this research is to demonstrate, through a method of bibliographical investigation of the topic, the solidification of affirmative action policies in Brazil, Racial Quotas, and the Racial Hetero-Identification Commission. Additionally, we seek to discuss the issue of judicial control in the context of the racial quotas policy, particularly the ambiguity of the category "pardos".pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas; Direito;pt_BR
dc.degree.departamentCentro de Ciências Jurídicaspt_BR
dc.degree.graduationDireitopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(CCJ) - TCC - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

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