Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51166

Share on

Title: Contribuições da educação física escolar no desenvolvimento motor infantil
Authors: SANTOS, Maria Bruna de Oliveira dos
Keywords: Educação física para crianças; Educação física escolar; Transtornos das Habilidades Motoras
Issue Date: 13-Nov-2020
Citation: .
Abstract: A Educação Física é o componente curricular que abrange o conteúdo das práticas corporais, as quais são entendidas como manifestações expressivas dos sujeitos. No ensino infantil, as aulas de Educação física possibilitam as crianças o conhecimento do próprio corpo, suas funções e limites. O objetivo desta revisão bibliográfica foi buscar na literatura informações cientificas relevantes, a fim de analisar as contribuições das aulas Educação Física no Desenvolvimento Motor de pré-escolares. Foi realizada uma busca eletrônica nas bases de dados PubMed e SciELO, usando os descritores Motor Development AND Preschoolers; Physical education AND Pre-school. Foi obtida uma amostra inicial de 1309 artigos, publicados nos idiomas inglês e português, no período de 2015 a 2020. Foram selecionados 5 artigos, os quais relataram os benefícios das aulas de Educação Física no ensino infantil. As atividades motoras ministradas pelo professor de Educação Física contribui para o Desenvolvimento Motor de pré-escolares, uma vez que, durante as aulas de Educação Física as crianças vivenciam novas experiências, fator este que potencializa o processo de desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais. A Educação Física cumpre papel fundamental durante a primeira infância, proporcionando, através do lúdico, práticas estruturadas que contribuem para aquisição e melhora das habilidades motoras.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51166
Appears in Collections:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Santos, Maria Bruna de Oliveira dos.pdf1,08 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons