Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51166

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorALMEIDA, Marcelus Brito de-
dc.contributor.authorSANTOS, Maria Bruna de Oliveira dos-
dc.date.accessioned2023-06-19T14:45:03Z-
dc.date.available2023-06-19T14:45:03Z-
dc.date.issued2020-11-13-
dc.date.submitted2023-06-19-
dc.identifier.citation.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51166-
dc.description.abstractA Educação Física é o componente curricular que abrange o conteúdo das práticas corporais, as quais são entendidas como manifestações expressivas dos sujeitos. No ensino infantil, as aulas de Educação física possibilitam as crianças o conhecimento do próprio corpo, suas funções e limites. O objetivo desta revisão bibliográfica foi buscar na literatura informações cientificas relevantes, a fim de analisar as contribuições das aulas Educação Física no Desenvolvimento Motor de pré-escolares. Foi realizada uma busca eletrônica nas bases de dados PubMed e SciELO, usando os descritores Motor Development AND Preschoolers; Physical education AND Pre-school. Foi obtida uma amostra inicial de 1309 artigos, publicados nos idiomas inglês e português, no período de 2015 a 2020. Foram selecionados 5 artigos, os quais relataram os benefícios das aulas de Educação Física no ensino infantil. As atividades motoras ministradas pelo professor de Educação Física contribui para o Desenvolvimento Motor de pré-escolares, uma vez que, durante as aulas de Educação Física as crianças vivenciam novas experiências, fator este que potencializa o processo de desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais. A Educação Física cumpre papel fundamental durante a primeira infância, proporcionando, através do lúdico, práticas estruturadas que contribuem para aquisição e melhora das habilidades motoras.pt_BR
dc.format.extent33 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação física para criançaspt_BR
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectTranstornos das Habilidades Motoraspt_BR
dc.titleContribuições da educação física escolar no desenvolvimento motor infantilpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4534970814652460pt_BR
dc.description.abstractxPhysical Education is the curricular component that covers the content of body practices, which are the expressive manifestations of the subjects. In early childhood education, Physical Education classes enable children to learn about their own bodies, their functions and limits. The aim of this bibliographic review was to search the literature for relevant scientific information, in order to analyze the contributions of Physical Education classes in the Motor Development of preschoolers. An electronic search was performed in the PubMed and SciELO databases, using the descriptors Motor Development AND Preschoolers; Physical Education AND Preschool. An initial sample of 1309 articles was obtained, published in English and Portuguese, from 2015 to 2020. Five articles were selected, which reported the benefits of Physical Education classes in early childhood education. The motor activities taught by the Physical Education teacher contribute to the motor development of preschoolers, since, during Physical Education classes, children experience new experiences, a factor that enhances the process of developing fundamental motor skills. Physical Education plays a fundamental role during early childhood, providing, through play, structured practices that contribute to the acquisition and improvement of motor skills.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Santos, Maria Bruna de Oliveira dos.pdf1,08 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons