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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51160
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Título : | Práticas corporais de aventura nas aulas de educação física do ensino médio: uma proposta de método de ensino |
Autor : | SILVA, Alyne Maria Ferreira |
Palabras clave : | Educação física escolar; Educação física para adolescentes; Educação física – estudo e ensino |
Fecha de publicación : | 20-nov-2020 |
Citación : | . |
Resumen : | As Práticas Corporais de Aventuras são caracterizadas por proporcionar ao praticante um maior contato com o meio natural, além do enfrentamento dos riscos controlado. Essas práticas começaram a se popularizar no Brasil entre 1990 e 2000, sendo elas divididas em três campos de interesses: Lazer, Esportivo e Educativo. Quando nos referimos ao educativo, encontramos algumas lacunas, entre elas destacamos o despreparo dos professores e a escassez de materiais didáticos como métodos de ensino, que servem de subsídios para suas aulas. Entretanto, estudos já destacaram os benefícios que essa prática propicia ao praticante, como o enfrentamento dos riscos, das incertezas, auxilia na melhoria da autoestima, no trabalho em grupo. Mediante a esses exemplos, o estudo teve como objetivo apresentar uma proposta metodológica para o ensino das Práticas Corporais de Aventura nas aulas de Educação Física para alunos do segundo ano do Ensino Médio. Inicialmente foi realizada uma revisão da literatura a fim de encontrar possíveis estudos sobre propostas metodológicas. Posteriormente foi construído uma proposta metodológica baseando-se na BNCC, onde selecionamos o Parkour, Slackline e a Corrida de Orientação como conteúdos a serem trabalhados nessa proposta, sendo ela desenvolvida pensando na proporção da interdisciplinaridade entre as disciplinas do currículo escolar e com temas transversais As aulas foram pensadas tanto em facilitar o entendimento do professor quanto no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, com isso utilizamos os jogos didáticos como uma ferramenta facilitadora no processo de ensino-aprendizagem, sendo essa ferramenta bastante utilizada quando nos referimos às Práticas Corporais de Aventura na escola. Contudo, é necessário que sejam desenvolvidos mais estudos nessa área, tendo em vista que há uma necessidade para verificar a aplicabilidade nesse método de ensino desenvolvido. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51160 |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
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