Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51160
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SANTOS, Adriano Bento | - |
dc.contributor.author | SILVA, Alyne Maria Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-19T14:43:34Z | - |
dc.date.available | 2023-06-19T14:43:34Z | - |
dc.date.issued | 2020-11-20 | - |
dc.date.submitted | 2023-06-19 | - |
dc.identifier.citation | . | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51160 | - |
dc.description.abstract | As Práticas Corporais de Aventuras são caracterizadas por proporcionar ao praticante um maior contato com o meio natural, além do enfrentamento dos riscos controlado. Essas práticas começaram a se popularizar no Brasil entre 1990 e 2000, sendo elas divididas em três campos de interesses: Lazer, Esportivo e Educativo. Quando nos referimos ao educativo, encontramos algumas lacunas, entre elas destacamos o despreparo dos professores e a escassez de materiais didáticos como métodos de ensino, que servem de subsídios para suas aulas. Entretanto, estudos já destacaram os benefícios que essa prática propicia ao praticante, como o enfrentamento dos riscos, das incertezas, auxilia na melhoria da autoestima, no trabalho em grupo. Mediante a esses exemplos, o estudo teve como objetivo apresentar uma proposta metodológica para o ensino das Práticas Corporais de Aventura nas aulas de Educação Física para alunos do segundo ano do Ensino Médio. Inicialmente foi realizada uma revisão da literatura a fim de encontrar possíveis estudos sobre propostas metodológicas. Posteriormente foi construído uma proposta metodológica baseando-se na BNCC, onde selecionamos o Parkour, Slackline e a Corrida de Orientação como conteúdos a serem trabalhados nessa proposta, sendo ela desenvolvida pensando na proporção da interdisciplinaridade entre as disciplinas do currículo escolar e com temas transversais As aulas foram pensadas tanto em facilitar o entendimento do professor quanto no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, com isso utilizamos os jogos didáticos como uma ferramenta facilitadora no processo de ensino-aprendizagem, sendo essa ferramenta bastante utilizada quando nos referimos às Práticas Corporais de Aventura na escola. Contudo, é necessário que sejam desenvolvidos mais estudos nessa área, tendo em vista que há uma necessidade para verificar a aplicabilidade nesse método de ensino desenvolvido. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.format.extent | 84 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação física escolar | pt_BR |
dc.subject | Educação física para adolescentes | pt_BR |
dc.subject | Educação física – estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Práticas corporais de aventura nas aulas de educação física do ensino médio: uma proposta de método de ensino | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6204386206413650 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The Adventure Body Practices are characterized by providing the practitioner with a greater contact with the natural environment, in addition to facing controlled risks. These practices began to become popular in Brazil between 1990 and 2000, and they are divided into three fields of interest: Leisure, Sport and Education. When we refer to the educational field, we find some gaps, among them the unpreparedness of teachers and the scarcity of didactic materials as teaching methods, which serve as subsidies for their classes. However, studies have already highlighted the benefits that this practice provides to the practitioner, such as facing risks, uncertainties, helps improve self-esteem in group work. Through these examples, the study aimed to present a methodological proposal for the teaching of Adventure Body Practices in the Physical Education classes for students of the second year of High School. Initially, a literature review was conducted in order to find possible studies on methodological proposals. Later a methodological proposal was built based on the BNCC, where we selected Parkour, Slackline and the Orientation Race as contents to be worked on in this proposal, being developed thinking about the proportion of interdisciplinarity among the subjects in the school curriculum and with transversal themes. The classes were thought both in facilitating the understanding of the teacher and in the teaching-learning process of the students, with this we used the didactic games as a facilitating tool in the teaching-learning process, being this tool widely used when referring to the Adventure Body Practices in school. However, it is necessary that more studies are developed in this area, considering that there is a need to verify the applicability in this developed teaching method. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde::Educação Física | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Educação Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Silva, Alyne Maria Ferreira.pdf | 2,01 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons