Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51148

Compartilhe esta página

Título: A indústria cultural sul-coreana e a construção do Nation branding: uma análise da Kofice enquanto instrumento de suporte à Hallyu.
Autor(es): NASCIMENTO, Noemi Fragoso do
Palavras-chave: Comunicação; Indústria Cultural; Nation Branding; Hallyu; KOFICE
Data do documento: 2-Mai-2023
Citação: FRAGOSO, Noemi. A Indústria Cultural sul-coreana e a construção do Nation Branding: uma análise da KOFICE enquanto instrumento de suporte à Hallyu. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Comunicação Social) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Abstract: Este trabalho tem como objetivo analisar o papel da Comunicação, representada na Indústria Cultural, no processo de estruturação do Nation Branding enquanto ferramenta de Soft Power. Para tal, o percurso metodológico do trabalho consiste em pesquisa bibliográfica e, posteriormente, um estudo de caso sobre a Hallyu (Onda Coreana) e o papel da KOFICE (Korean Foundation for International Culture Exchange) enquanto peça chave no desenvolvimento da Indústria Cultural neste fenômeno. Inicialmente, é apresentado o contexto histórico da Coreia do Sul nos seus conflitos internacionais, nos eventos emancipatórios e na formação da nação-estado e de sua identidade nacional. A partir disto, é descrita a estruturação da indústria cultural sul-coreana e seus desdobramentos enquanto fenômeno de impacto global, sobretudo as conquistas no âmbito diplomático, econômico e social, a partir de Políticas Públicas Sul-Coreanas e de suas entidades governamentais.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51148
Aparece nas coleções:(CAA-ND): TCC - Comunicação Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC NOEMI FRAGOSO.pdf1,65 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons