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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51124

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Title: A inclusão da identidade de gênero e orientação sexual no design gráfico contemporâneo e seu possível papel como agente de reflexão na sociedade.
Authors: LIMA, Breno Mateus Gomes de
Keywords: Semiótica; LGBTQ+; Metodologia de design gráfico; Redes sociais; Estudo de Caso
Issue Date: 8-May-2023
Citation: LIMA, Breno Mateus Gomes de . A inclusão da identidade de gênero e orientação sexual no design gráfico contemporâneo e seu possível papel como agente de reflexão na sociedade. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Abstract: Esta pesquisa propõe-se a uma análise semiótica das três maiores campanhas de maior engajamento no Instagram da ONG TODXS, uma página brasileira de grande importância e sem fins lucrativos, que dissemina conteúdos informativos e promocionais sobre assuntos voltados ao movimento LGBTQ+, assim informando e educando indivíduos, em busca de eliminar o preconceito e discriminação sobre tudo envolvendo a comunidade LGTBQ+. E visa também recomendar uma metodologia de design gráfico a fim de servir como guia para designers que participem de organizações não comerciais e desejam conseguir resultados similares aos das peças analisadas. Dessa forma realizamos uma análise semiótica em 4 fases, baseadas em SANTAELLA (1983, 2005) e Barthes (1971). A primeira fase se apoia em Barthes (1971) baseada na percepção dos significantes e significados com os conceitos de conotação e denotação se utilizando da tabela desenvolvida por ele para buscar o significado dos signos. A segunda fase vem do ponto de vista de SANTAELLA (1983, 2005) com a sua visão sobre conotação e denotação baseados nos estudos de semiótica de Charles S. Peirce. Na terceira fase é analisada a tríade dos pontos de vista semióticos, de ícone, índice e símbolo, conceito descrito por SANTAELLA (2005). E na quarta fase foi feita uma análise geral da semiótica, conectando o que foi analisado até então, com a visão do design gráfico, em busca de tornar o conhecimento obtido em algo mais palpável e de fácil entendimento. E por fim a escolha da metodologia de Munari (1998, 2006) possibilitando a reprodução dos resultados produzidos pelas campanhas analisadas, por meio de um guia de ordem lógica, facilitando a reprodução por sua alta capacidade de pesquisa, que permite ao designer se capacitar e agir de forma autônoma, a desenvolver a reprodução dos signos necessários para a produção de projetos de comunicação visual representativos e conectantes com o receptor. Assim tendo o objetivo de aumentar a inclusão e diminuir o preconceito e descriminação aos indivíduos do movimento LGBTQ+, por meio da disseminação das informações e promoção de conteúdos do mundo LGBTQ+.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51124
Appears in Collections:(CAA-ND): TCC - Design

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