Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51124

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFREIRE, Verônica Emília Campos-
dc.contributor.authorLIMA, Breno Mateus Gomes de-
dc.date.accessioned2023-06-16T18:43:23Z-
dc.date.available2023-06-16T18:43:23Z-
dc.date.issued2023-05-08-
dc.date.submitted2023-06-15-
dc.identifier.citationLIMA, Breno Mateus Gomes de . A inclusão da identidade de gênero e orientação sexual no design gráfico contemporâneo e seu possível papel como agente de reflexão na sociedade. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51124-
dc.description.abstractEsta pesquisa propõe-se a uma análise semiótica das três maiores campanhas de maior engajamento no Instagram da ONG TODXS, uma página brasileira de grande importância e sem fins lucrativos, que dissemina conteúdos informativos e promocionais sobre assuntos voltados ao movimento LGBTQ+, assim informando e educando indivíduos, em busca de eliminar o preconceito e discriminação sobre tudo envolvendo a comunidade LGTBQ+. E visa também recomendar uma metodologia de design gráfico a fim de servir como guia para designers que participem de organizações não comerciais e desejam conseguir resultados similares aos das peças analisadas. Dessa forma realizamos uma análise semiótica em 4 fases, baseadas em SANTAELLA (1983, 2005) e Barthes (1971). A primeira fase se apoia em Barthes (1971) baseada na percepção dos significantes e significados com os conceitos de conotação e denotação se utilizando da tabela desenvolvida por ele para buscar o significado dos signos. A segunda fase vem do ponto de vista de SANTAELLA (1983, 2005) com a sua visão sobre conotação e denotação baseados nos estudos de semiótica de Charles S. Peirce. Na terceira fase é analisada a tríade dos pontos de vista semióticos, de ícone, índice e símbolo, conceito descrito por SANTAELLA (2005). E na quarta fase foi feita uma análise geral da semiótica, conectando o que foi analisado até então, com a visão do design gráfico, em busca de tornar o conhecimento obtido em algo mais palpável e de fácil entendimento. E por fim a escolha da metodologia de Munari (1998, 2006) possibilitando a reprodução dos resultados produzidos pelas campanhas analisadas, por meio de um guia de ordem lógica, facilitando a reprodução por sua alta capacidade de pesquisa, que permite ao designer se capacitar e agir de forma autônoma, a desenvolver a reprodução dos signos necessários para a produção de projetos de comunicação visual representativos e conectantes com o receptor. Assim tendo o objetivo de aumentar a inclusão e diminuir o preconceito e descriminação aos indivíduos do movimento LGBTQ+, por meio da disseminação das informações e promoção de conteúdos do mundo LGBTQ+.pt_BR
dc.format.extent113p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectSemióticapt_BR
dc.subjectLGBTQ+pt_BR
dc.subjectMetodologia de design gráficopt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectEstudo de Casopt_BR
dc.titleA inclusão da identidade de gênero e orientação sexual no design gráfico contemporâneo e seu possível papel como agente de reflexão na sociedade.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8400901894699139pt_BR
dc.description.abstractxThis research proposes a semiotic analysis of the three largest campaigns with the greatest engagement on instagram of the TODXS ONG, a Brazilian page of great importance and non-profitable, which disseminates informative and promotional content on subjects related to the LGBTQ+ movement, thus informing and educating individuals on society, seeking to eliminate prejudice and perception about everything involving the LGTBQ+ community. And also aims to propose a graphic design methodology in order to serve as a guide for designers who participate in non-commercial organizations and wish to obtain results similar to those of the pieces received. Thus, we carried out a semiotic analysis in 4 phases, based on SANTAELLA (1983, 2005) and Barthes (1971). The first phase is based on Barthes (1971) based on the perception of signifiers and meanings with the concepts of connotation and denotation, using the chart developed by him to seek the meaning of signs. The second phase comes from the point of view of SANTAELLA (1983, 2005) with his view on connotation and denotation based on Charles S. Peirce's semiotic studies. In the third phase, the triad of semiotic points of view, of icon, index and symbol, is followed, a concept described by SANTAELLA (2005). And in the fourth phase, a general analysis of semiotics is carried out, connecting what has been analyzed so far, with the vision of graphic design, in search of turning the knowledge obtained into something more tangible and easy to understand. And finally, the choice of Munari (1998, 2006) methodology, facilitating the reproduction of the results produced by the campaigns, through a logical guide, facilitating the reproduction due to its high research capacity, which allows the designer to train and act autonomously, develop the reproduction of the necessary signs for the production of representative and connecting visual communication projects with the receiver. Thus, with the objective of increasing inclusion and reducing prejudice and discrimination against individuals in the LGBTQ+ movement, through the dissemination of information and promotion of content from the LGBTQ+ world.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Outrospt_BR
dc.degree.departament::(CAA-ND) - Núcleo de Design e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Designpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:(CAA-ND): TCC - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Breno Mateus Gomes de Lima.pdf10,52 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons