Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51109

Compartilhe esta página

Título: Fatores motivacionais na visão dos colaboradores da Dafonte Caruaru.
Autor(es): LIMA, Vandrielly Alissa Torres
Palavras-chave: Venda - Automóveis; Motivação no trabalho; Satisfação no trabalho
Data do documento: 8-Dez-2017
Citação: LIMA, Vandrielly Alissa Torres. Fatores motivacionais na visão dos colaboradores da Dafonte Caruaru. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Administração - Bacharelado) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2017.
Abstract: Apesar de ser um tema de longa data, a motivação é um assunto primordial para toda organização. É a partir dela que o indivíduo apresenta uma ação que o impulsiona a realizar seu trabalho apresentando bom desempenho. Diante disso, a presente pesquisa buscou analisar quais os fatores motivacionais na visão dos colaboradores da Dafonte Caruaru, tendo, como referência, o modelo de Hackman e Oldham (1975). A pesquisa foi realizada através da utilização de um questionário adaptado do modelo de Hackman e Oldham o JDS, o qual avalia as seguintes dimensões: variedade de tarefa, identidade da tarefa, significado da tarefa, autonomia e feedback. Ao total, foram coletados 61 questionários, onde se concluiu que, de maneira geral, apenas a dimensão de significado é satisfeita, enquanto as outras restantes (variedade, identidade, autonomia e feedback) são consideradas como fatores críticos, onde afetam o ambiente de trabalho como também o bem-estar dos colaboradores. Analisando-se por departamentos, percebeu-se que o departamento de Vendas possui uma maior diferença na dimensão de variedade, apresentando uma média superior de 0,32 em comparação com o setor de Pós-Vendas. Como também analisou-se que o departamento de Pós-Vendas possui uma maior diferença na dimensão de significado, apresentando uma média superior de 0,38 em comparação ao setor de vendas. Ao final da pesquisa, analisou-se a partir da questão aberta que os três fatores que mais motivam os colaboradores são: identificação com a empresa e/ou função, objetivos pessoais e profissionais e remuneração.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51109
Aparece nas coleções:TCC - Administração - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LIMA, Vandrielly Alissa Torres.pdf2,28 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons