Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51102

Comparte esta pagina

Título : As contribuições do ensino da dança criativa para escolares com sintomas depressivos: uma revisão narrativa
Autor : VASCONCELOS, Cleverson Soares de
Palabras clave : Dança para crianças; Educação física para crianças; Depressão em crianças
Fecha de publicación : 23-jul-2021
Citación : .
Resumen : A Dança é energia vital, é recriação, é a possibilidade de ser e exercitar a própria totalidade e, por isso, é potencialmente terapêutica. A Dança Criativa parte do princípio de que o estado emocional e a personalidade da pessoa estão refletidos em seus movimentos e que, portanto, se houver uma modificação nos padrões de movimento, isto refletirá em uma transformação na saúde emocional e física do indivíduo. Ela foi criada pelo bailarino e professor Rudolf Laban, que através de várias pesquisas desenvolveu uma nova forma de dançar, na qual o dançarino se expresse de forma genuína, trazendo à tona seus desejos e sentimentos íntimos, e assim externalizando em forma de movimentos ritmados. O presente trabalho, de revisão da literatura, buscou mostrar a dança como conteúdo da Educação Física escolar, avaliando seus efeitos como forma de atenuar em alunos os sintomas de depressão e mostrando como ela teve impactos positivos em todos os estudos e trazendo grandes benefícios para a saúde mental dos mesmos. Assim a Dança Criativa mostra-se um ótimo recuso para a melhoria da saúde metal dos alunos, pois busca auxiliar a pessoa a se conhecer, a modificar a si mesma de forma fluida, sem nenhuma opressão externa ou formal. Dessa forma, é um instrumento que se adapta aos limites e às possibilidades de cada educando. Por fim, entende-se que qualquer pessoa, independentemente de suas limitações, mas principalmente através da sua parte sã, pode descobrir novas possibilidades criativas de se comunicar, movimentar e dançar através da sua forma subjetiva de ver e sentir o mundo ele que ele está inserido.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51102
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Vasconcelos, Cleverson Soares de.pdf1,21 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons