Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51102

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMORAIS, Flávio Campos de-
dc.contributor.authorVASCONCELOS, Cleverson Soares de-
dc.date.accessioned2023-06-16T13:45:54Z-
dc.date.available2023-06-16T13:45:54Z-
dc.date.issued2021-07-23-
dc.date.submitted2023-06-16-
dc.identifier.citation.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51102-
dc.description.abstractA Dança é energia vital, é recriação, é a possibilidade de ser e exercitar a própria totalidade e, por isso, é potencialmente terapêutica. A Dança Criativa parte do princípio de que o estado emocional e a personalidade da pessoa estão refletidos em seus movimentos e que, portanto, se houver uma modificação nos padrões de movimento, isto refletirá em uma transformação na saúde emocional e física do indivíduo. Ela foi criada pelo bailarino e professor Rudolf Laban, que através de várias pesquisas desenvolveu uma nova forma de dançar, na qual o dançarino se expresse de forma genuína, trazendo à tona seus desejos e sentimentos íntimos, e assim externalizando em forma de movimentos ritmados. O presente trabalho, de revisão da literatura, buscou mostrar a dança como conteúdo da Educação Física escolar, avaliando seus efeitos como forma de atenuar em alunos os sintomas de depressão e mostrando como ela teve impactos positivos em todos os estudos e trazendo grandes benefícios para a saúde mental dos mesmos. Assim a Dança Criativa mostra-se um ótimo recuso para a melhoria da saúde metal dos alunos, pois busca auxiliar a pessoa a se conhecer, a modificar a si mesma de forma fluida, sem nenhuma opressão externa ou formal. Dessa forma, é um instrumento que se adapta aos limites e às possibilidades de cada educando. Por fim, entende-se que qualquer pessoa, independentemente de suas limitações, mas principalmente através da sua parte sã, pode descobrir novas possibilidades criativas de se comunicar, movimentar e dançar através da sua forma subjetiva de ver e sentir o mundo ele que ele está inserido.pt_BR
dc.format.extent31 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDança para criançaspt_BR
dc.subjectEducação física para criançaspt_BR
dc.subjectDepressão em criançaspt_BR
dc.titleAs contribuições do ensino da dança criativa para escolares com sintomas depressivos: uma revisão narrativapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coLEÔNCIO, Lívia Maria de Lima-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3573990227761049pt_BR
dc.description.abstractxDance is vital energy, it is recreation, it is the possibility of being and exercising one's totality and, therefore, it is potentially therapeutic. Creative Dance assumes that a person's emotional state and personality are reflected in their movements and that, therefore, if there is a change in movement patterns, this will reflect a transformation in the individual's emotional and physical health. It was created by the dancer and teacher Rudolf Laban, who, through several researches, developed a new way of dancing, in which the dancer expresses himself in a genuine way, bringing out his inner desires and feelings, and thus externalizing in the form of rhythmic movements. The present work, a literature review, sought to show dance as a content of physical education at school, evaluating its effects as a way to alleviate the symptoms of depression in students and showing how it had positive impacts in all studies and brought great benefits to the their mental health. Thus, Creative Dance proves to be a great resource for improving the metal health of students, as it seeks to help people to know themselves, to change themselves in a fluid way, without any external or formal oppression. In this way, it is an instrument that adapts to the limits and possibilities of each student. Finally, it is understood that anyone, regardless of their limitations, but mainly through their healthy part, can discover new creative possibilities to communicate, move and dance through their subjective way of seeing and feeling the world he is in inserted.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Vasconcelos, Cleverson Soares de.pdf1,21 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons