Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51102
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MORAIS, Flávio Campos de | - |
dc.contributor.author | VASCONCELOS, Cleverson Soares de | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-16T13:45:54Z | - |
dc.date.available | 2023-06-16T13:45:54Z | - |
dc.date.issued | 2021-07-23 | - |
dc.date.submitted | 2023-06-16 | - |
dc.identifier.citation | . | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51102 | - |
dc.description.abstract | A Dança é energia vital, é recriação, é a possibilidade de ser e exercitar a própria totalidade e, por isso, é potencialmente terapêutica. A Dança Criativa parte do princípio de que o estado emocional e a personalidade da pessoa estão refletidos em seus movimentos e que, portanto, se houver uma modificação nos padrões de movimento, isto refletirá em uma transformação na saúde emocional e física do indivíduo. Ela foi criada pelo bailarino e professor Rudolf Laban, que através de várias pesquisas desenvolveu uma nova forma de dançar, na qual o dançarino se expresse de forma genuína, trazendo à tona seus desejos e sentimentos íntimos, e assim externalizando em forma de movimentos ritmados. O presente trabalho, de revisão da literatura, buscou mostrar a dança como conteúdo da Educação Física escolar, avaliando seus efeitos como forma de atenuar em alunos os sintomas de depressão e mostrando como ela teve impactos positivos em todos os estudos e trazendo grandes benefícios para a saúde mental dos mesmos. Assim a Dança Criativa mostra-se um ótimo recuso para a melhoria da saúde metal dos alunos, pois busca auxiliar a pessoa a se conhecer, a modificar a si mesma de forma fluida, sem nenhuma opressão externa ou formal. Dessa forma, é um instrumento que se adapta aos limites e às possibilidades de cada educando. Por fim, entende-se que qualquer pessoa, independentemente de suas limitações, mas principalmente através da sua parte sã, pode descobrir novas possibilidades criativas de se comunicar, movimentar e dançar através da sua forma subjetiva de ver e sentir o mundo ele que ele está inserido. | pt_BR |
dc.format.extent | 31 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Dança para crianças | pt_BR |
dc.subject | Educação física para crianças | pt_BR |
dc.subject | Depressão em crianças | pt_BR |
dc.title | As contribuições do ensino da dança criativa para escolares com sintomas depressivos: uma revisão narrativa | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | LEÔNCIO, Lívia Maria de Lima | - |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3573990227761049 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Dance is vital energy, it is recreation, it is the possibility of being and exercising one's totality and, therefore, it is potentially therapeutic. Creative Dance assumes that a person's emotional state and personality are reflected in their movements and that, therefore, if there is a change in movement patterns, this will reflect a transformation in the individual's emotional and physical health. It was created by the dancer and teacher Rudolf Laban, who, through several researches, developed a new way of dancing, in which the dancer expresses himself in a genuine way, bringing out his inner desires and feelings, and thus externalizing in the form of rhythmic movements. The present work, a literature review, sought to show dance as a content of physical education at school, evaluating its effects as a way to alleviate the symptoms of depression in students and showing how it had positive impacts in all studies and brought great benefits to the their mental health. Thus, Creative Dance proves to be a great resource for improving the metal health of students, as it seeks to help people to know themselves, to change themselves in a fluid way, without any external or formal oppression. In this way, it is an instrument that adapts to the limits and possibilities of each student. Finally, it is understood that anyone, regardless of their limitations, but mainly through their healthy part, can discover new creative possibilities to communicate, move and dance through their subjective way of seeing and feeling the world he is in inserted. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde::Educação Física | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Vasconcelos, Cleverson Soares de.pdf | 1,21 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons