Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51061
Compartilhe esta página
Título: | A utilização de química forense como contexto para uma aula de química em uma escola do Agreste pernambucano. |
Autor(es): | SILVA JUNIOR, Vaniel Candido da |
Palavras-chave: | Química Forense; Experimentação; Ensino de Química; Aprendizagem baseada em problemas |
Data do documento: | 16-Mai-2023 |
Citação: | JUNIOR, Vaniel. A utilização de Química forense como contexto para uma aula de química em uma escola do agreste pernambucano. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Química-Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. |
Abstract: | O presente trabalho apresenta um estudo de caso que descreve o uso da metodologia Aprendizagem baseada em problemas, em conjunto com práticas de experimentação para abordar diversos conceitos de química, através da análise de um caso criminal fictício. Nessa abordagem, visou-se a relação entre as técnicas forense utilizadas de forma real para resoluções de casos criminais e bases teóricas que envolvem essas técnicas, tendo nessas bases, a oportunidade para se trabalhar os conceitos químicos de interações intermolecular, ligação química, oxirredução, funções e compostos orgânicos e contribuindo para a construção de conhecimento crítico e contextualizado. A aplicação da atividade se deu em três momentos, todos eles envolvendo a utilização de técnicas forenses. No primeiro momento, houve uma abordagem teórica através de uma aula expositiva, na qual foi exposto o conceito de Química Forense, além do detalhamento de várias técnicas, sendo algumas delas utilizadas no desenvolvimento da atividade. O segundo momento se baseou na aplicação de uma atividade de experimentação envolvendo a comparação de digitais, utilizando as bases teóricas apresentadas na técnica de papiloscopia. Já o terceiro momento se baseou na análise e discussão de um caso criminal fictício, visando colocar em prática os conceitos abordados e entender como esses conceitos foram entendidos pelos estudantes participantes da atividade, a partir disso, foi possível detectar que utilizar uma abordagem dinâmica e contextualizada ajudou os alunos a entenderem a aplicação dos conteúdos visualizados no componente curricular de química no cotidiano, auxiliando também no construção de significado sobre os mesmos. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51061 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - VANIEL JUNIOR.pdf | 5,85 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons