Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51061

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLARANJEIRA, Jane Maria GOnçalves-
dc.contributor.authorSILVA JUNIOR, Vaniel Candido da-
dc.date.accessioned2023-06-14T18:02:25Z-
dc.date.available2023-06-14T18:02:25Z-
dc.date.issued2023-05-16-
dc.date.submitted2023-06-13-
dc.identifier.citationJUNIOR, Vaniel. A utilização de Química forense como contexto para uma aula de química em uma escola do agreste pernambucano. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Química-Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51061-
dc.description.abstractO presente trabalho apresenta um estudo de caso que descreve o uso da metodologia Aprendizagem baseada em problemas, em conjunto com práticas de experimentação para abordar diversos conceitos de química, através da análise de um caso criminal fictício. Nessa abordagem, visou-se a relação entre as técnicas forense utilizadas de forma real para resoluções de casos criminais e bases teóricas que envolvem essas técnicas, tendo nessas bases, a oportunidade para se trabalhar os conceitos químicos de interações intermolecular, ligação química, oxirredução, funções e compostos orgânicos e contribuindo para a construção de conhecimento crítico e contextualizado. A aplicação da atividade se deu em três momentos, todos eles envolvendo a utilização de técnicas forenses. No primeiro momento, houve uma abordagem teórica através de uma aula expositiva, na qual foi exposto o conceito de Química Forense, além do detalhamento de várias técnicas, sendo algumas delas utilizadas no desenvolvimento da atividade. O segundo momento se baseou na aplicação de uma atividade de experimentação envolvendo a comparação de digitais, utilizando as bases teóricas apresentadas na técnica de papiloscopia. Já o terceiro momento se baseou na análise e discussão de um caso criminal fictício, visando colocar em prática os conceitos abordados e entender como esses conceitos foram entendidos pelos estudantes participantes da atividade, a partir disso, foi possível detectar que utilizar uma abordagem dinâmica e contextualizada ajudou os alunos a entenderem a aplicação dos conteúdos visualizados no componente curricular de química no cotidiano, auxiliando também no construção de significado sobre os mesmos.pt_BR
dc.format.extent81p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectQuímica Forensept_BR
dc.subjectExperimentaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.titleA utilização de química forense como contexto para uma aula de química em uma escola do Agreste pernambucano.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSILVA, Ana Paula Freitas da-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7400963938934890pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7622735302655317pt_BR
dc.description.abstractxThe present work presents a case study that describes the use of the Problem-Based Learning methodology, together with experimentation practices to approach several chemistry concepts, through the analysis of a fictitious criminal case. In this approach, the relationship between the forensic techniques used in a real way for solving criminal cases and the theoretical bases that involve these techniques was aimed, having in these bases, the opportunity to work on the chemical concepts of intermolecular interactions, chemical bonding, redox, functions and organic compounds and contributing to the construction of critical and contextualized knowledge. The application of the activity took place in three moments, all of them involving the use of forensic techniques. At first, there was a theoretical approach through an expository class, in which the concept of Forensic Chemistry was exposed, in addition to the detailing of various techniques, some of which are used in the development of the activity. The second moment was based on the application of an experimentation activity involving the comparison of fingerprints, using the theoretical bases presented in the papilloscopy technique. The third moment was based on the analysis and discussion of a fictitious criminal case, aiming to put into practice the concepts addressed and understand how these concepts were understood by the students participating in the activity, from this, it was possible to detect that using a dynamic and contextualized approach it helped the students to understand the application of the contents visualized in the curricular component of chemistry in the daily life, also helping in the construction of meaning about them.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/0586155716656555pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0004-4131-7300pt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC - VANIEL JUNIOR.pdf5,85 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons