Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51035

Compartilhe esta página

Título: Análise de uso de uma Smart Speaker como Tecnologia Assistiva para uma criança com a Síndrome Congênita do Zika Vírus
Autor(es): SILVA, Dandara Nirvana Oliveira da
Palavras-chave: terapia ocupacional; tecnologia assistiva; deficiência física
Data do documento: 11-Mai-2023
Citação: SILVA, Dandara Nirvana Oliveira da. Análise de uso de uma Smart Speaker como Tecnologia Assistiva para uma criança com a Síndrome Congênita do Zika Vírus com Disartria. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Introdução: Para o indivíduo com deficiência motora, não é fácil deslocar-se, nem realizar tarefas simples devido aos obstáculos existentes pela casa. Assim, ambientes assistidos, são locais que possuem automação residencial, através do controle do ambiente pelas Smart Speakers. Objetivo: analisar o uso de uma tecnologia smart speaker por uma criança com a Síndrome Congênita do Zika Vírus usuária de cadeira de rodas com disartria. Método: Pesquisa de campo descritiva do tipo estudo de caso, com abordagem qualitativa e transversal. Os procedimentos metodológicos foram divididos em 4 passos: 1) trata-se da definição do dispositivo utilizado no estudo; 2) dedicado à realização da triagem e seleção do estudo de caso; 3) teve por objetivo traçar o perfil sociodemográfico e de saúde da criança e o uso da Smart Speaker como viés de aprendizado; e 4) teve por objetivo avaliar o estudo com a reaplicação do checklist a partir de análise comparativa e requisitos de melhorias no dispositivo. Resultados: Os comandos “Echo, ligue a luz e desligue a luz” tiveram sucesso na maioria das tentativas. Porém, "Echo, apague a luz; ligue o ventilador e que horas são?” tiveram menos sucesso durante as tentativas, havendo necessidade de ajuda. Houve comandos, que o número de tentativas foi maior, sugerindo que algumas frases foram difíceis de serem interpretadas pelo dispositivo. Conclusão: No caso estudado, foi identificado que a tecnologia requer melhorias para aumentar a sensibilidade no entendimento por comando de voz de pessoas com disartria, mas que é um recurso possível para essa população.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51035
Aparece nas coleções:(TCC) - Terapia Ocupacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Dandara Nirvana Oliveira da Silva.pdf666,87 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons