Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51035

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMARCELINO, Juliana Fonsêca de Queiroz-
dc.contributor.authorSILVA, Dandara Nirvana Oliveira da-
dc.date.accessioned2023-06-14T10:54:24Z-
dc.date.available2023-06-14T10:54:24Z-
dc.date.issued2023-05-11-
dc.date.submitted2023-06-07-
dc.identifier.citationSILVA, Dandara Nirvana Oliveira da. Análise de uso de uma Smart Speaker como Tecnologia Assistiva para uma criança com a Síndrome Congênita do Zika Vírus com Disartria. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51035-
dc.description.abstractIntrodução: Para o indivíduo com deficiência motora, não é fácil deslocar-se, nem realizar tarefas simples devido aos obstáculos existentes pela casa. Assim, ambientes assistidos, são locais que possuem automação residencial, através do controle do ambiente pelas Smart Speakers. Objetivo: analisar o uso de uma tecnologia smart speaker por uma criança com a Síndrome Congênita do Zika Vírus usuária de cadeira de rodas com disartria. Método: Pesquisa de campo descritiva do tipo estudo de caso, com abordagem qualitativa e transversal. Os procedimentos metodológicos foram divididos em 4 passos: 1) trata-se da definição do dispositivo utilizado no estudo; 2) dedicado à realização da triagem e seleção do estudo de caso; 3) teve por objetivo traçar o perfil sociodemográfico e de saúde da criança e o uso da Smart Speaker como viés de aprendizado; e 4) teve por objetivo avaliar o estudo com a reaplicação do checklist a partir de análise comparativa e requisitos de melhorias no dispositivo. Resultados: Os comandos “Echo, ligue a luz e desligue a luz” tiveram sucesso na maioria das tentativas. Porém, "Echo, apague a luz; ligue o ventilador e que horas são?” tiveram menos sucesso durante as tentativas, havendo necessidade de ajuda. Houve comandos, que o número de tentativas foi maior, sugerindo que algumas frases foram difíceis de serem interpretadas pelo dispositivo. Conclusão: No caso estudado, foi identificado que a tecnologia requer melhorias para aumentar a sensibilidade no entendimento por comando de voz de pessoas com disartria, mas que é um recurso possível para essa população.pt_BR
dc.format.extent21p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectterapia ocupacionalpt_BR
dc.subjecttecnologia assistivapt_BR
dc.subjectdeficiência físicapt_BR
dc.titleAnálise de uso de uma Smart Speaker como Tecnologia Assistiva para uma criança com a Síndrome Congênita do Zika Víruspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6055982483061957pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0812126417726702pt_BR
dc.description.abstractxIntroduction: For individuals with motor disabilities, it is not easy to move around or perform simple tasks due to obstacles in the home. Therefore, assisted environments are locations that have home automation through the control of the environment by Smart Speakers. Objective: To analyze the use of a smart speaker technology by a child with Congenital Zika Virus Syndrome who uses a wheelchair and has dysarthria. Method: This is a descriptive case study of qualitative and cross-sectional approach. The methodological procedures were divided into 4 steps: 1) the definition of the device used in the study; 2) screening and selection of the case study; 3) to profile the socio-demographic and health status of the child and the use of Smart Speaker as a learning tool; and 4) to evaluate the study through the reapplication of the checklist based on comparative analysis and improvement requirements of the device. Results: The commands "Echo, turn on the light and turn off the light" were successful in most attempts. However, "Echo, turn off the light; turn on the fan, and what time is it?" had less success during attempts and required assistance. There were commands where the number of attempts was higher, suggesting that some phrases were difficult to interpret by the device. Conclusion: In the case studied, it was identified that the technology requires improvements to increase sensitivity in understanding voice commands from people with dysarthria, but it is a possible resource for this population.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Fisioterapia e Terapia Ocupacionalpt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DTO) - Departamento de Terapia Ocupacionalpt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Terapia Ocupacionalpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Terapia Ocupacional

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Dandara Nirvana Oliveira da Silva.pdf666,87 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons