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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51032
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Título : | Contribuição da residência pedagógica na construção dos saberes docentes frente aos desafios decorrentes da pandemia da covid-19. |
Autor : | SILVA, Ana Cristina |
Palabras clave : | Formação docente; Saberes docentes; Residência Pedagógica |
Fecha de publicación : | 10-may-2023 |
Citación : | SILVA, Ana Cristina. Contribuição da Residência Pedagógica na construção dos saberes docentes frente aos desafios decorrentes da pandemia da COVID-19. 2023. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Química Licenciatura - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. |
Resumen : | A presente pesquisa buscou analisar que saberes docentes foram apontados a partir das experiências relatadas por dez licenciandos de química da UFPE-CA nas atividades vivenciadas no Programa de Residência Pedagógica, edital nº 11/2020, cujas atividades foram desenvolvidas de outubro de 2020 a março de 2022 no contexto da pandemia da Covid-19. Os dados foram obtidos por meio de um questionário composto por oito perguntas abertas em que buscou-se identificar os saberes docentes mobilizados pelos licenciandos, bem como analisar o que eles tomaram como base para o planejamento de suas aulas, as estratégias de ensino e recursos didáticos empregados, como também a maneira como suas experiências na universidade e no programa influenciaram na construção da prática docente. Para a análise do questionário foi utilizada a análise de conteúdo, essa técnica envolve três polos cronológicos: a pré-análise, a exploração do material e o tratamento dos resultados, a interferência e a interpretação. De acordo com os resultados obtidos, foi possível verificar o uso de diferentes estratégias e recursos didáticos pelos residentes nas suas regências, entre eles: situações problemas, experimentação, resolução de questões, apresentação de slides, plataformas digitais, simuladores, lista de exercícios etc., bem como o uso do conhecimento adquirido nas disciplinas como didática, avaliação, metodologia de ensino entre outras. Além disso, percebeu-se que durante a participação no programa de Residência Pedagógica os licenciandos mobilizaram os saberes profissionais, curriculares, disciplinares e experienciais destacados por Tardif, que são essenciais na construção de suas identidades docentes. E que vivenciar o programa em período pandêmico fez com eles refletissem sobre a importância da formação continuada para o enfrentamento das dificuldades vivenciadas no processo de ensino e aprendizagem, também contribuiu para que eles desenvolvessem habilidades de adaptação e de flexibilidade, além de possibilitar uma reflexão crítica sobre a própria prática docente. Dessa forma, participar do programa durante a pandemia da Covid-19 proporcionou aos residentes o desenvolvimento de habilidades e competências como: autonomia profissional, criticidade, criatividade, capacidade de trabalhar remotamente, de se adaptar a mudanças, de inovação etc., bem como, o desenvolvimento dos saberes docentes pertinentes a construção da identidade docente, possibilitando-os um preparo prático para a sua futura atuação em sala de aula, por meio da relação entre os conhecimentos teóricos e a prática docente. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51032 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Química - Licenciatura |
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