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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51032

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFREITAS, Ana Paula de Souza de-
dc.contributor.authorSILVA, Ana Cristina-
dc.date.accessioned2023-06-14T00:18:47Z-
dc.date.available2023-06-14T00:18:47Z-
dc.date.issued2023-05-10-
dc.date.submitted2023-06-11-
dc.identifier.citationSILVA, Ana Cristina. Contribuição da Residência Pedagógica na construção dos saberes docentes frente aos desafios decorrentes da pandemia da COVID-19. 2023. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Química Licenciatura - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51032-
dc.description.abstractA presente pesquisa buscou analisar que saberes docentes foram apontados a partir das experiências relatadas por dez licenciandos de química da UFPE-CA nas atividades vivenciadas no Programa de Residência Pedagógica, edital nº 11/2020, cujas atividades foram desenvolvidas de outubro de 2020 a março de 2022 no contexto da pandemia da Covid-19. Os dados foram obtidos por meio de um questionário composto por oito perguntas abertas em que buscou-se identificar os saberes docentes mobilizados pelos licenciandos, bem como analisar o que eles tomaram como base para o planejamento de suas aulas, as estratégias de ensino e recursos didáticos empregados, como também a maneira como suas experiências na universidade e no programa influenciaram na construção da prática docente. Para a análise do questionário foi utilizada a análise de conteúdo, essa técnica envolve três polos cronológicos: a pré-análise, a exploração do material e o tratamento dos resultados, a interferência e a interpretação. De acordo com os resultados obtidos, foi possível verificar o uso de diferentes estratégias e recursos didáticos pelos residentes nas suas regências, entre eles: situações problemas, experimentação, resolução de questões, apresentação de slides, plataformas digitais, simuladores, lista de exercícios etc., bem como o uso do conhecimento adquirido nas disciplinas como didática, avaliação, metodologia de ensino entre outras. Além disso, percebeu-se que durante a participação no programa de Residência Pedagógica os licenciandos mobilizaram os saberes profissionais, curriculares, disciplinares e experienciais destacados por Tardif, que são essenciais na construção de suas identidades docentes. E que vivenciar o programa em período pandêmico fez com eles refletissem sobre a importância da formação continuada para o enfrentamento das dificuldades vivenciadas no processo de ensino e aprendizagem, também contribuiu para que eles desenvolvessem habilidades de adaptação e de flexibilidade, além de possibilitar uma reflexão crítica sobre a própria prática docente. Dessa forma, participar do programa durante a pandemia da Covid-19 proporcionou aos residentes o desenvolvimento de habilidades e competências como: autonomia profissional, criticidade, criatividade, capacidade de trabalhar remotamente, de se adaptar a mudanças, de inovação etc., bem como, o desenvolvimento dos saberes docentes pertinentes a construção da identidade docente, possibilitando-os um preparo prático para a sua futura atuação em sala de aula, por meio da relação entre os conhecimentos teóricos e a prática docente.pt_BR
dc.format.extent68p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectSaberes docentespt_BR
dc.subjectResidência Pedagógicapt_BR
dc.titleContribuição da residência pedagógica na construção dos saberes docentes frente aos desafios decorrentes da pandemia da covid-19.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coLEMOS, Girleide Tôrres-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9773450421713126pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4321016867381686pt_BR
dc.description.abstractxThis research aimed to analyze what teaching knowledge was identified from the experiences reported by ten Chemistry education students at UFPE-CA during the activities developed in the Pedagogical Residency Program, number 11/2020, which took place from October 2020 to March 2022 in the context of the Covid-19 pandemic. The data were collected through a questionnaire consisting of eight open-ended questions that sought to identify the teaching knowledge mobilized by the students, as well as to analyze what they used as a basis for planning their lessons, teaching strategies and didactic resources employed, as well as how their experiences at the university and in the program influenced the construction of their teaching practice. Content analysis was used to analyze the questionnaire, which involves three chronological stages: pre-analysis, material exploration and treatment of results, interference and interpretation. According to the results obtained, it was possible to verify the use of different teaching strategies and didactic resources by the residents in their teaching practices, including problem situations, experimentation, question-solving, slide presentations, digital platforms, simulators, exercise lists, among others, as well as the use of knowledge acquired in subjects such as didactics, evaluation, teaching methodology, among others. In addition, it was observed that during participation in the Pedagogical Residency Program, the students mobilized the professional, curricular, disciplinary and experiential knowledge highlighted by Tardif, which are essential in the construction of their teaching identities. Furthermore, experiencing the program during the pandemic made them reflect on the importance of continuing education for facing the difficulties experienced in the teaching and learning process, also contributing to the development of adaptation and flexibility skills, as well as enabling a critical reflection on their own teaching practice. Thus, participating in the program during the Covid-19 pandemic provided the residents with the development of skills and competencies such as professional autonomy, critical thinking, creativity, ability to work remotely, adaptability to changes, innovation, among others, as well as the development of teaching knowledge relevant to the construction of their teaching identity, enabling them to be better prepared for their future work in the classroom through the relationship between theoretical knowledge and teaching practice.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/3939938941781273pt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

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