Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51027
Comparte esta pagina
Título : | Um estudo das representações sociais de professores LGBTQIAPN+ sobre a escola |
Autor : | PAULA, Guilherme Gutemberg Barbosa de |
Palabras clave : | Escola; Professores; LGBTQIAPN+ |
Fecha de publicación : | 24-abr-2023 |
Citación : | PAULA, Guilherme G. B. de. Um estudo das representações sociais de professores LGBTQIAPN+ sobre a escola. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Resumen : | Este artigo tem como objetivo investigar as Representações Sociais de escola construídas por professores/as LGBTQIAPN+ que atuam na educação básica, por meio de suas trajetórias escolares e docentes. Adotamos como aporte teórico a Teoria das Representações Sociais, na vertente culturalista, que concebe as RS como um saber prático que emerge das interações cotidianas entre os sujeitos e seus contextos sociais, compartilhados pelos membros de um grupo social. Para o estudo, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 12 docentes de escolas públicas e privadas localizadas em Recife-PE e Região Metropolitana. Os resultados indicam que as representações relacionadas às trajetórias escolares dos docentes caracterizam a escola como um ambiente de múltiplas práticas de aprendizagem e acolhimento, mas também de exclusão e preconceito. Como professores, esses docentes buscam ser agentes de mudança, coibindo atitudes discriminatórias e contribuindo para a construção de um ambiente plural e mais seguro. O estudo das representações sociais da escola sob a perspectiva de gênero e sexualidade permite compreender como as práticas e percepções podem ser transformadas, atribuindo novos significados ao contexto escolar. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51027 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
GuilhermeTCC2_Artigo.pdf | 259,87 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons