Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51027
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MORAIS, Rejane Dias da Silva | - |
dc.contributor.author | PAULA, Guilherme Gutemberg Barbosa de | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-13T19:07:59Z | - |
dc.date.available | 2023-06-13T19:07:59Z | - |
dc.date.issued | 2023-04-24 | - |
dc.date.submitted | 2023-05-16 | - |
dc.identifier.citation | PAULA, Guilherme G. B. de. Um estudo das representações sociais de professores LGBTQIAPN+ sobre a escola. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51027 | - |
dc.description.abstract | Este artigo tem como objetivo investigar as Representações Sociais de escola construídas por professores/as LGBTQIAPN+ que atuam na educação básica, por meio de suas trajetórias escolares e docentes. Adotamos como aporte teórico a Teoria das Representações Sociais, na vertente culturalista, que concebe as RS como um saber prático que emerge das interações cotidianas entre os sujeitos e seus contextos sociais, compartilhados pelos membros de um grupo social. Para o estudo, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 12 docentes de escolas públicas e privadas localizadas em Recife-PE e Região Metropolitana. Os resultados indicam que as representações relacionadas às trajetórias escolares dos docentes caracterizam a escola como um ambiente de múltiplas práticas de aprendizagem e acolhimento, mas também de exclusão e preconceito. Como professores, esses docentes buscam ser agentes de mudança, coibindo atitudes discriminatórias e contribuindo para a construção de um ambiente plural e mais seguro. O estudo das representações sociais da escola sob a perspectiva de gênero e sexualidade permite compreender como as práticas e percepções podem ser transformadas, atribuindo novos significados ao contexto escolar. | pt_BR |
dc.format.extent | 26 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Professores | pt_BR |
dc.subject | LGBTQIAPN+ | pt_BR |
dc.title | Um estudo das representações sociais de professores LGBTQIAPN+ sobre a escola | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5005249012626987 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1774595988893157 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CE-DPGE) - Departamento de Política e Gestão da Educação | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CE-Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
GuilhermeTCC2_Artigo.pdf | 259,87 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons