Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51027

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMORAIS, Rejane Dias da Silva-
dc.contributor.authorPAULA, Guilherme Gutemberg Barbosa de-
dc.date.accessioned2023-06-13T19:07:59Z-
dc.date.available2023-06-13T19:07:59Z-
dc.date.issued2023-04-24-
dc.date.submitted2023-05-16-
dc.identifier.citationPAULA, Guilherme G. B. de. Um estudo das representações sociais de professores LGBTQIAPN+ sobre a escola. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51027-
dc.description.abstractEste artigo tem como objetivo investigar as Representações Sociais de escola construídas por professores/as LGBTQIAPN+ que atuam na educação básica, por meio de suas trajetórias escolares e docentes. Adotamos como aporte teórico a Teoria das Representações Sociais, na vertente culturalista, que concebe as RS como um saber prático que emerge das interações cotidianas entre os sujeitos e seus contextos sociais, compartilhados pelos membros de um grupo social. Para o estudo, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 12 docentes de escolas públicas e privadas localizadas em Recife-PE e Região Metropolitana. Os resultados indicam que as representações relacionadas às trajetórias escolares dos docentes caracterizam a escola como um ambiente de múltiplas práticas de aprendizagem e acolhimento, mas também de exclusão e preconceito. Como professores, esses docentes buscam ser agentes de mudança, coibindo atitudes discriminatórias e contribuindo para a construção de um ambiente plural e mais seguro. O estudo das representações sociais da escola sob a perspectiva de gênero e sexualidade permite compreender como as práticas e percepções podem ser transformadas, atribuindo novos significados ao contexto escolar.pt_BR
dc.format.extent26 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectLGBTQIAPN+pt_BR
dc.titleUm estudo das representações sociais de professores LGBTQIAPN+ sobre a escolapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5005249012626987pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1774595988893157pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CE-DPGE) - Departamento de Política e Gestão da Educaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CE-Curso de Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
GuilhermeTCC2_Artigo.pdf259,87 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons