Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51027
Share on
Title: | Um estudo das representações sociais de professores LGBTQIAPN+ sobre a escola |
Authors: | PAULA, Guilherme Gutemberg Barbosa de |
Keywords: | Escola; Professores; LGBTQIAPN+ |
Issue Date: | 24-Apr-2023 |
Citation: | PAULA, Guilherme G. B. de. Um estudo das representações sociais de professores LGBTQIAPN+ sobre a escola. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | Este artigo tem como objetivo investigar as Representações Sociais de escola construídas por professores/as LGBTQIAPN+ que atuam na educação básica, por meio de suas trajetórias escolares e docentes. Adotamos como aporte teórico a Teoria das Representações Sociais, na vertente culturalista, que concebe as RS como um saber prático que emerge das interações cotidianas entre os sujeitos e seus contextos sociais, compartilhados pelos membros de um grupo social. Para o estudo, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 12 docentes de escolas públicas e privadas localizadas em Recife-PE e Região Metropolitana. Os resultados indicam que as representações relacionadas às trajetórias escolares dos docentes caracterizam a escola como um ambiente de múltiplas práticas de aprendizagem e acolhimento, mas também de exclusão e preconceito. Como professores, esses docentes buscam ser agentes de mudança, coibindo atitudes discriminatórias e contribuindo para a construção de um ambiente plural e mais seguro. O estudo das representações sociais da escola sob a perspectiva de gênero e sexualidade permite compreender como as práticas e percepções podem ser transformadas, atribuindo novos significados ao contexto escolar. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51027 |
Appears in Collections: | TCC - Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
GuilhermeTCC2_Artigo.pdf | 259,87 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License