Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51010

Compartilhe esta página

Título: Estratégias de autocuidado no processo de formação acadêmica de estudantes do curso de Pedagogia da UFPE
Autor(es): ARARIPE, Talita
LIMA, Thomas
Palavras-chave: Autocuidado; Educação Emocional Integral; Estratégias de autocuidado
Data do documento: 8-Mai-2023
Citação: ARARIPE, Talita; LIMA, Thomas. Estratégias de autocuidado no processo de formação acadêmica de estudantes do curso de Pedagogia da UFPE. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract:  A trajetória acadêmica se constitui como um momento específico da vida, trazendo consigo ótimas experiências e oportunidades. Entretanto, este episódio da vida do ser humano ocorre concomitante às outras responsabilidades e atividades que os indivíduos possuem. Portanto, diversos são os desafios que se interpõem diante do estudante na sua jornada acadêmica, bem como inúmeros são os problemas que podem ser acarretados nas diversas esferas da vida que podem afetar o rendimento acadêmico, resultando em reprovações, desistências de disciplinas ou do curso. Neste ponto a educação emocional integral se mostra importante. Esta visa promover a alfabetização emocional, favorecer o autoconhecimento, estimular o autocuidado e facilitar decisões responsáveis. Destes, o estímulo ao autocuidado é o foco desta pesquisa. De abordagem qualitativa e de caráter descritivo, a presente pesquisa que teve como objetivo compreender como as estratégias de autocuidado contribuem para a formação acadêmica dos estudantes dos períodos finais do curso de pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco. Para isso, foi aplicado um questionário voltado para os discentes a partir do 7° período do curso, visando coletar informações mais específicas sobre aspectos da formação acadêmica. Foi possível mapear as dificuldades enfrentadas pelos estudantes, além de analisar o nível de conhecimento que possuem acerca da temática da educação emocional integral, especificamente sobre o conceito de autocuidado, assim como perceber as estratégias de autocuidado por eles mobilizadas para superar as adversidades. Os resultados apontam para as questões socioemocionais como uma das grandes dificuldades enfrentadas, revelando a importância da educação emocional e do autocuidado para a saúde integral, qualidade de vida e para a formação.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51010
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
24.5 TCC - Estratégias de autocuidado.pdf351,29 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons