Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51010

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFERREIRA, Aurino-
dc.contributor.authorARARIPE, Talita-
dc.contributor.authorLIMA, Thomas-
dc.date.accessioned2023-06-12T20:42:35Z-
dc.date.available2023-06-12T20:42:35Z-
dc.date.issued2023-05-08-
dc.date.submitted2023-05-29-
dc.identifier.citationARARIPE, Talita; LIMA, Thomas. Estratégias de autocuidado no processo de formação acadêmica de estudantes do curso de Pedagogia da UFPE. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51010-
dc.description.abstract A trajetória acadêmica se constitui como um momento específico da vida, trazendo consigo ótimas experiências e oportunidades. Entretanto, este episódio da vida do ser humano ocorre concomitante às outras responsabilidades e atividades que os indivíduos possuem. Portanto, diversos são os desafios que se interpõem diante do estudante na sua jornada acadêmica, bem como inúmeros são os problemas que podem ser acarretados nas diversas esferas da vida que podem afetar o rendimento acadêmico, resultando em reprovações, desistências de disciplinas ou do curso. Neste ponto a educação emocional integral se mostra importante. Esta visa promover a alfabetização emocional, favorecer o autoconhecimento, estimular o autocuidado e facilitar decisões responsáveis. Destes, o estímulo ao autocuidado é o foco desta pesquisa. De abordagem qualitativa e de caráter descritivo, a presente pesquisa que teve como objetivo compreender como as estratégias de autocuidado contribuem para a formação acadêmica dos estudantes dos períodos finais do curso de pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco. Para isso, foi aplicado um questionário voltado para os discentes a partir do 7° período do curso, visando coletar informações mais específicas sobre aspectos da formação acadêmica. Foi possível mapear as dificuldades enfrentadas pelos estudantes, além de analisar o nível de conhecimento que possuem acerca da temática da educação emocional integral, especificamente sobre o conceito de autocuidado, assim como perceber as estratégias de autocuidado por eles mobilizadas para superar as adversidades. Os resultados apontam para as questões socioemocionais como uma das grandes dificuldades enfrentadas, revelando a importância da educação emocional e do autocuidado para a saúde integral, qualidade de vida e para a formação.pt_BR
dc.format.extent33 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAutocuidadopt_BR
dc.subjectEducação Emocional Integralpt_BR
dc.subjectEstratégias de autocuidadopt_BR
dc.titleEstratégias de autocuidado no processo de formação acadêmica de estudantes do curso de Pedagogia da UFPEpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4839677794005379pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/9619319603416244pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5402096659543875pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departamentDepartamento Psicologia, Inclusão e Educaçãopt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
24.5 TCC - Estratégias de autocuidado.pdf351,29 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons