Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51004
Compartilhe esta página
Título: | O desenvolvimento da oralidade na educação infantil : a argumentação como estratégia pedagógica aliada à literatura |
Autor(es): | NASCIMENTO, Gabriel Melo do LIMA, Maria Veiga Damaso de |
Palavras-chave: | Argumentação; Oralidade; Literatura; Educação Infantil |
Data do documento: | 12-Mai-2023 |
Citação: | NASCIMENTO, Gabriel Melo do; LIMA, Maria Veiga Damasco de; CHIARO, Sylvia Regina de. O desenvolvimento da oralidade na educação infantil: a argumentação como estratégia pedagógica aliada à literatura. Trabalho de conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Pernambuco, 2023. |
Abstract: | O seguinte artigo tem como objetivo evidenciar como se dá o desenvolvimento da oralidade a partir do uso da argumentação e da literatura como estratégias de aprendizagem na educação infantil. Para isso, decidimos usar de intervenção pedagógica para analisar estes pressupostos em uma turma do Grupo V da Educação Infantil em uma escola municipal do Recife. Concluiu-se que a argumentação aliada à literatura infantil possui potencial real para contribuir no desenvolvimento da oralidade, visto que a argumentação nos leva a refletir acerca de nosso próprio ponto de vista e de outros, e a literatura oferece, a partir da contação de histórias, um campo fértil para as crianças usarem sua imaginação de modo a se expressar. Portanto aliadas, ambas as estratégias se apresentam como eficazes para o progresso da oralidade nas crianças. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51004 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O desenvolvimento da oralidade na educação infantil_ a argumentação como estratégia pedagógica aliada à literatura.pdf | 1,63 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons