Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51004

Compartilhe esta página

Título: O desenvolvimento da oralidade na educação infantil : a argumentação como estratégia pedagógica aliada à literatura
Autor(es): NASCIMENTO, Gabriel Melo do
LIMA, Maria Veiga Damaso de
Palavras-chave: Argumentação; Oralidade; Literatura; Educação Infantil
Data do documento: 12-Mai-2023
Citação: NASCIMENTO, Gabriel Melo do; LIMA, Maria Veiga Damasco de; CHIARO, Sylvia Regina de. O desenvolvimento da oralidade na educação infantil: a argumentação como estratégia pedagógica aliada à literatura. Trabalho de conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Pernambuco, 2023.
Abstract: O seguinte artigo tem como objetivo evidenciar como se dá o desenvolvimento da oralidade a partir do uso da argumentação e da literatura como estratégias de aprendizagem na educação infantil. Para isso, decidimos usar de intervenção pedagógica para analisar estes pressupostos em uma turma do Grupo V da Educação Infantil em uma escola municipal do Recife. Concluiu-se que a argumentação aliada à literatura infantil possui potencial real para contribuir no desenvolvimento da oralidade, visto que a argumentação nos leva a refletir acerca de nosso próprio ponto de vista e de outros, e a literatura oferece, a partir da contação de histórias, um campo fértil para as crianças usarem sua imaginação de modo a se expressar. Portanto aliadas, ambas as estratégias se apresentam como eficazes para o progresso da oralidade nas crianças.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51004
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia



Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons