Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50980
Compartilhe esta página
Título: | O potencial da argumentação para construção reflexiva e crítica de conhecimentos literários |
Autor(es): | Santos, Maraíza Evely dos |
Palavras-chave: | Ensino de Literatura; Argumentação; Planejamento de aula; Discurso argumentativo em sala de aula |
Data do documento: | 19-Mai-2022 |
Citação: | SANTOS, Maraíza Evely dos. O potencial da argumentação para construção reflexiva e crítica de conhecimentos literários. 2022. Trabalho de conclusão de Curso (Letras - Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. |
Abstract: | A partir da perspectiva do caráter humanizador da Literatura defendido por Cândido (1995), o presente trabalho busca analisar comparativamente o potencial argumentativo dos planejamentos dessas duas realidades educacionais distintas e o possível diálogo delas com os propósitos da BNCC para o ensino de Literatura. Para tanto, o trabalho explora em sua fundamentação teórica os conceitos da Literatura e seu papel humanizador (C NDIDO, 1995), o ensino de Literatura nas escolas (ZILBERMAN, 2012), o processo de argumentação em sala de aula (LEITÃO, 2013; ALVES, 2003; DE CHIARO, 2015; MIRANDA ET AL, 2021). Concluiu-se que a mudança para o Novo Ensino Médio, a adequação aos documentos que o regem e o desafio da formação integral de alunos do século XXI são apenas alguns dos obstáculos que os docentes de Literatura brasileiros enfrentam. Por sua vez, o potencial da construção reflexiva e crítica da argumentação nas aulas de Literatura está presente de maneiras diferentes nos planejamentos em ambos os públicos analisados, em maior ou menor grau. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50980 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Letras - Português |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Maraíza Evely dos Santos.pdf | 219,59 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons