Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50980

Comparte esta pagina

Título : O potencial da argumentação para construção reflexiva e crítica de conhecimentos literários
Autor : Santos, Maraíza Evely dos
Palabras clave : Ensino de Literatura; Argumentação; Planejamento de aula; Discurso argumentativo em sala de aula
Fecha de publicación : 19-may-2022
Citación : SANTOS, Maraíza Evely dos. O potencial da argumentação para construção reflexiva e crítica de conhecimentos literários. 2022. Trabalho de conclusão de Curso (Letras - Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Resumen : A partir da perspectiva do caráter humanizador da Literatura defendido por Cândido (1995), o presente trabalho busca analisar comparativamente o potencial argumentativo dos planejamentos dessas duas realidades educacionais distintas e o possível diálogo delas com os propósitos da BNCC para o ensino de Literatura. Para tanto, o trabalho explora em sua fundamentação teórica os conceitos da Literatura e seu papel humanizador (C NDIDO, 1995), o ensino de Literatura nas escolas (ZILBERMAN, 2012), o processo de argumentação em sala de aula (LEITÃO, 2013; ALVES, 2003; DE CHIARO, 2015; MIRANDA ET AL, 2021). Concluiu-se que a mudança para o Novo Ensino Médio, a adequação aos documentos que o regem e o desafio da formação integral de alunos do século XXI são apenas alguns dos obstáculos que os docentes de Literatura brasileiros enfrentam. Por sua vez, o potencial da construção reflexiva e crítica da argumentação nas aulas de Literatura está presente de maneiras diferentes nos planejamentos em ambos os públicos analisados, em maior ou menor grau.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50980
Aparece en las colecciones: (TCC) - Letras - Português

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Maraíza Evely dos Santos.pdf219,59 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons