Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50970
Comparte esta pagina
Título : | Histórias em quadrinhos como recurso didático no processo ensinoaprendizagem de conteúdos escolares: uma análise em eventos de científicos |
Autor : | OLIVEIRA, Marcela Menezes de |
Palabras clave : | Ensino de ciências; Biologia - estudo e ensino; Histórias em quadrinhos; Recursos didáticos |
Fecha de publicación : | 18-ago-2021 |
Citación : | . |
Resumen : | As Histórias em quadrinhos representam um gênero literário que configura uma leitura lúdica com caráter interdisciplinar, com isso, a seguinte pesquisa teve como objetivo analisar o uso das Histórias em Quadrinhos como recurso didático para o Ensino de Ciências e Biologia através de trabalhos publicados em anais de eventos científicos da área e afins. O trabalho possui uma abordagem quali/quantitativa, sendo uma pesquisa do tipo descritiva com análise bibliográfica. A coleta de dados ocorreu em anais de três eventos científicos direcionados ao ensino de ciências biológicas e a educação em ciências, a saber COINTERPDVL, CONAPESC e CONEDU. Ao final foram contabilizados 26.951 trabalhos, dentro desse total 2.928 abordam o ensino de Ciências e Biologia, e considerando o mesmo valor total de pesquisas analisadas, apenas 54 artigos abordavam as Histórias em Quadrinhos como recurso didático, deste quantitativo apenas 14 foram identificados no ensino de Ciências e Biologia, sendo classificados em duas categorias (as histórias em quadrinhos como sugestão de leitura complementar e a criação das histórias em quadrinhos em sala de aula). O CONEDU foi o evento que mais se destacou com um maior número de trabalhos publicados, seguido do CONAPESC com apenas um e COINTERPDVL sem nenhum, algo a ser investigado no tocante evento científico direcionado a prática de licenciatura. Por fim, foi notado pouco uso de HQs no ensino de conteúdos escolares, revelando um desinteresse por parte dos docentes em utilizar ou divulgar suas práticas pedagógicas ao longo do período analisado a respeito desta temática. Assim, é importante que mais pesquisas sejam desenvolvidas na área, dando as HQs o seu devido valor como recurso didático no processo de ensino-aprendizagem. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50970 |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Oliveira, Marcela Menezes de.pdf | 1,1 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons