Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50970

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorNEVES, Ricardo Ferreira das-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Marcela Menezes de-
dc.date.accessioned2023-06-12T12:27:01Z-
dc.date.available2023-06-12T12:27:01Z-
dc.date.issued2021-08-18-
dc.date.submitted2023-06-12-
dc.identifier.citation.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50970-
dc.description.abstractAs Histórias em quadrinhos representam um gênero literário que configura uma leitura lúdica com caráter interdisciplinar, com isso, a seguinte pesquisa teve como objetivo analisar o uso das Histórias em Quadrinhos como recurso didático para o Ensino de Ciências e Biologia através de trabalhos publicados em anais de eventos científicos da área e afins. O trabalho possui uma abordagem quali/quantitativa, sendo uma pesquisa do tipo descritiva com análise bibliográfica. A coleta de dados ocorreu em anais de três eventos científicos direcionados ao ensino de ciências biológicas e a educação em ciências, a saber COINTERPDVL, CONAPESC e CONEDU. Ao final foram contabilizados 26.951 trabalhos, dentro desse total 2.928 abordam o ensino de Ciências e Biologia, e considerando o mesmo valor total de pesquisas analisadas, apenas 54 artigos abordavam as Histórias em Quadrinhos como recurso didático, deste quantitativo apenas 14 foram identificados no ensino de Ciências e Biologia, sendo classificados em duas categorias (as histórias em quadrinhos como sugestão de leitura complementar e a criação das histórias em quadrinhos em sala de aula). O CONEDU foi o evento que mais se destacou com um maior número de trabalhos publicados, seguido do CONAPESC com apenas um e COINTERPDVL sem nenhum, algo a ser investigado no tocante evento científico direcionado a prática de licenciatura. Por fim, foi notado pouco uso de HQs no ensino de conteúdos escolares, revelando um desinteresse por parte dos docentes em utilizar ou divulgar suas práticas pedagógicas ao longo do período analisado a respeito desta temática. Assim, é importante que mais pesquisas sejam desenvolvidas na área, dando as HQs o seu devido valor como recurso didático no processo de ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.format.extent38 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectBiologia - estudo e ensinopt_BR
dc.subjectHistórias em quadrinhospt_BR
dc.subjectRecursos didáticospt_BR
dc.titleHistórias em quadrinhos como recurso didático no processo ensinoaprendizagem de conteúdos escolares: uma análise em eventos de científicospt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7874863774346301pt_BR
dc.description.abstractxThe comic books represent a literary genre that configures a playful reading with an interdisciplinary character, thus, the following research aimed to investigate the use of comic books in the classroom and their contribution as a didactic resource in the teaching-learning process in Science and Biology teaching through works published in scientific events. The work has a qualitative/quantitative approach, being a descriptive research with bibliographic analysis. Data collection occurred through works published in the annals of three targeted scientific events and education (COINTERPDVL, CONAPESC and CONEDU). Data capture took place in four moments. At first, all the works published in the events during all their editions were quantified. In the second, there was a filtering of published works aimed at teaching Science and Biology. In the third, the works that mention comic books as a didactic resource were verified, and finally, in the fourth moment, the works published on comic books aimed at teaching Science and Biology. At the end of the analysis, 26.951 works were analyzed, out of which 2.928 address the teaching of Science and Biology. Considering the same total value of analyzed works, only 54 works address comic books as a teaching resource, of this amount only 14 works were identified as comic books as a teaching resource for the teaching of Science and Biology which were classified into two categories (comics as a suggestion for further reading and the creation of comics in the classroom). CONEDU was the work that stood out the most in all aspects, while CONAPESC and COINTERPDV presented a smaller quantity, but with considerable curves growing during their editions. When analyzing comic books as a didactic resource in the Science and Biology teaching, CONEDU presents a greater number of published works, while CONAPESC presents a single work on the subject and finally, COINTERPDVL does not present any work corresponding to the area, something to be investigated in terms of scientific event directed to degree practices. However, a very low amount published was noted, revealing a lack of interest on the part of teachers in using or disseminating their pedagogical practices over the period analyzed regarding the theme. However, there is a good perspective that in the future more research will be developed in the area, giving comic books their due value as a didactic resource in the teaching-learning process.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Oliveira, Marcela Menezes de.pdf1,1 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons