Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50968

Comparte esta pagina

Título : Análise do conteúdo do filo Cnidaria em livros de biologia do ensino médio
Autor : SILVA, Josivaldo Rodrigues da
Palabras clave : Ensino de ciências; Biologia - estudo e ensino; Cnidaria
Fecha de publicación : 18-ago-2021
Citación : .
Resumen : O estudo teve como objetivo analisar o conteúdo do Filo Cnidaria em livros didáticos de biologia do ensino médio através da primeira etapa do Modelo de Reconstrução Educacional (MRE). O Filo Cnidaria é diversificado totalizando 13.400 espécies descritas atualmente, representado pelas anêmonas, medusas, hidras, corais e até formas menos conhecidas, como as gorgônias, entre outras. São animais que possuem cnidócitos estruturas exclusivas desse Filo, na captura de alimento e na locomoção, com ciclo de vida dimórficos (polipoide e medusoide adulta). A pesquisa é de abordagem qualitativa do tipo descritiva, cujos resultados apontaram para a estrutura de conteúdo com forte contextualização com temas da atualidade na maioria dos livros. As ilustrações presentes expressam um valor didático focando em estruturas e processos biológicos, essências para o entendimento do conteúdo e na colaborando para o processo de aprendizagem do estudante. É notória a importância dos livros no contexto escolar, devendo ter atenção na escolha e na forma como apresentá-lo em sala, sendo necessário desenvolver mais pesquisas, visando estabelecer a relação do livro didático com os documentos oficiais de ensino, no tocante a promoção de competências e habilidades dos estudantes.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50968
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Silva, Josivaldo Rodrigues da.pdf1,04 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons